MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP reúne líderes femininas para debater desafios no campo jurídico
Evento

OAB/SP reúne líderes femininas para debater desafios no campo jurídico

1ª Jornada de Empreendedorismo Legal Feminino aconteceu dia 23/2, em SP.

Da Redação

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Atualizado às 06:51

A 1ª Jornada de Empreendedorismo Legal Feminino, promovida pela Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB/SP, na sexta-feira (23/2), reuniu diversas lideranças femininas para discutir os desafios e oportunidades no mercado jurídico, além de abordar questões essenciais para o empoderamento e empreendedorismo das mulheres.

A abertura do evento foi feita pela presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, que enfatizou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do empreendedorismo e do empoderamento feminino. Ela ressaltou a importância de valorizar as características femininas e superar desafios com determinação, destacando as vantagens competitivas decorrentes da socialização feminina.

A advogada Anne Wilians, coordenadora da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB/SP, fundadora e CEO do Instituto Nelson Wilians, atrelado ao escritório Nelson Wilians Advogados, abordou o conceito de intraempreendedoríssimo e a importância da liderança feminina transformacional, baseada na colaboração e na construção de conexões de confiança mútua. "Independentemente da posição ocupada, as mulheres estão constantemente empreendendo e influenciando o ambiente ao seu redor", afirma Anne.

Segundo ela, esse perfil transformacional é caracterizado pela colaboração e pela construção de conexões baseadas na confiança mútua. "A confiança é um elemento crucial, pois a inovação muitas vezes depende dela; é difícil inovar quando o time não confia em sua liderança", diz. Além disso, Anne enfatizou a importância de uma abordagem estratégica e direcionada ao fazer networking, sugerindo a inclusão dessa prática na rotina diária, em eventos e palestras, tanto em grupos específicos para mulheres quanto em contextos diversos.

"Em que lugar você faz networking? Se você faz em um grupo de mulheres, você pode fazer em qualquer lugar. O networking vai acontecer quando você estiver em uma conexão verdadeira com as pessoas", complementa Anne Wilians.

O evento contou com uma variedade de painéis adicionais sobre temas como desafios de gênero no mercado de trabalho, a importância da venda no mundo jurídico e histórias inspiradoras, proporcionando uma ampla gama de perspectivas e conhecimentos para os participantes.

"Embora tenhamos uma longa jornada pela frente, é fundamental não desanimar e continuar avançando em nossa busca por ocupar nosso espaço de fala em todas as camadas da sociedade", conclui Anne Wilians.

Entre as participantes estavam também Ana Fontes, idealizadora da Rede Mulher Empreendedora e especialista em diversidade, inclusão, liderança feminina e empreendedorismo; Fabi Saad, fundadora do movimento Mulheres Positivas; e Carla Sarni, cirurgiã-dentista e empresária do Grupo Salus.

 (Imagem: Divulgação)

Anne Wilians e Patricia Vanzolini.(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Nelson Wilians Advogados