MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz arquiva inquérito após plano provar que restabeleceu serviços
Saúde

Juiz arquiva inquérito após plano provar que restabeleceu serviços

Juiz entendeu que o convênio cumpriu integralmente o determinado pelo juízo Cível, razão pela qual não há o que se falar em eventual prática do delito de desobediência.

Da Redação

domingo, 3 de março de 2024

Atualizado em 1 de março de 2024 13:28

O juiz de Direito Fabricio Reali Zia, do JECrim da Barra Funda/SP determinou o arquivamento de inquérito policial que investigava crime de desobediência de plano de saúde por não reestabelecer convênio de beneficiário e seu grupo familiar. O magistrado acatou o pedido do MP/SP, ao entender que "o autor da ação e seu grupo familiar se encontram com contrato ativo e adimplente perante o convênio".

O inquérito policial foi instaurado em 18/10/23, visando apurar suposta prática de crime de desobediência, visto que o convênio teria deixado de atender a ordem judicial proferida em processo, no qual se se discutia a rescisão de contrato de prestação de serviços firmado.

"No âmbito do referido procedimento Cível, em decisão liminar, aquele juízo determinou à peticionária que restabelecesse o plano de saúde contratado em benefício da parte autora, nas mesmas condições de preço e cobertura originais, sob pena de multa diária."

Entretanto, em sua defesa, o plano pediu a suspensão do inquérito, visto que cumpriu a decisão e reativou o plano de saúde dos beneficiários.

Ao analisar, o magistrado observou que "o autor da ação e seu grupo familiar se encontram com contrato ativo e adimplente perante o convênio".

Assim, entendeu que o plano cumpriu integralmente o determinado pelo juízo Cível, razão pela qual não há o que se falar em eventual prática do delito de desobediência.

Nesse sentido, determinou o arquivamento do inquérito policial.

 (Imagem: Freepik)

Juiz arquiva inquérito após plano de saúde provar que cumpriu liminar.(Imagem: Freepik)

O advogado Leonardo Magalhães Avelar, sócio do Avelar Advogados e responsável pela defesa da operadora do plano de saúde, afirmou que "o posicionamento adotado pelo Ministério Público demonstrou zelo na análise dos documentos do caso e precisão técnica quanto à atipicidade da conduta".

Avelar Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA