MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cleide Vittorino é a nova associada do Almeida Guilherme Advogados
Reforço

Cleide Vittorino é a nova associada do Almeida Guilherme Advogados

Advogada atuará na área de Dignidade da Pessoa Humana, Imigração, Crimes Raciais e de Gênero.

Da Redação

terça-feira, 5 de março de 2024

Atualizado às 12:08

Cleide Aparecida Vittorino ingressa como associada do escritório Almeida Guilherme Advogados Associados. A advogada atuará na área de Dignidade da Pessoa Humana, Imigração, Crimes Raciais e de Gênero.

Cleide Aparecida Vitorino é advogada, mentora, consultora juridica e professora universitária. (Imagem: Divulgação Almeida Guilherme Advogados Associados)

Cleide Aparecida Vitorino é advogada, mentora, consultora juridica e professora universitária.(Imagem: Divulgação Almeida Guilherme Advogados Associados)

Cleide é mestre em Direito e doutoranda em Função Social do Direito e Direito Constitucional pela FADISP (2017/2019). Bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1992). Especialista em Direitos Humanos (FGV-RioO), Direito Administrativo (UniFMU), em Gestão em Políticas Públicas (EACH USP 2012), doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais Universidade de Morón (UM Argentina). Especialista em Diplomado Internacional e em Direitos Humanos (PUC SP/Espanha), Direito Político Processual Eleitoral (EJEP - 2020), em Direitos Indígenas (PUC Rio), Advocacia 5.0 e em Novas Tecnologias, Mediação e Solução de Conflitos (USal Espanha2022/2023), servidora aposentada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (1986 - 2019). Especialista em Novas Tecnologias e Mediação e Solução de Conflictos - Universidad de Salamanca, Espanha (2022 e 2023). Docente da Faculdade Zumbi dos Palmares (2015/2023) e Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Intolerância, Justiça Racial e Ambiental (2022/23), Escola do Parlamento/SP e ESA. Pesquisadora e consultora da Casa das Áfricas - Amanar e das associações e coletivos das diásporas africanas e de ascendência africana. Conselheira Gestora da Coordenadoria da População Negra (CONE- São Paulo 2009/ 2012). Mentora, Curadoria e Conselheira Fiscal Humanitas 360. Membro do Conselho Superior Feminino (Confem) da Fiesp e Mentoria Programa ELAS NA INDÚSTRIA - Fiesp. Foi voluntária no Centro de Referência dos Direitos Humanos de Prevenção e Combate ao Racismo do Município de São Paulo (2011 a 2013).

Cleide também é palestrante, articulista e advogada com atuação na área de Direitos Humanos transversalmente nas questões temáticas etnicorraciais e africanidades, teoria crítica racial, questões discriminatórias, direitos migratórios e direitos políticos e eleitorais, incluindo seu terceiro setor. Parecerista "ad doc" da Revista da Defensoria Pública da União, Revista África e Africanidades (Q. A4), Revista Mosaico FGV/CPDOC (Q. A3) e Revista Raça Brasil. Mediadora sócio intercultural, On Line (ODR) e extrajudicial, utilizando-se as estratégias de advocacia nas temáticas de novos sujeitos de direitos, vulnerabilidades e de justiça racial e restaurativa e outras áreas correlacionadas.

Almeida Guilherme Advogados Associados