MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ afasta prisão de idoso por pensão a filho empresário de 32 anos
Alimentos

STJ afasta prisão de idoso por pensão a filho empresário de 32 anos

Para relator, ministro Moura Ribeiro, "é incompreensível um filho fazendo uma coisa dessa com o pai".

Da Redação

terça-feira, 5 de março de 2024

Atualizado às 14:55

A 3ª turma do STJ afastou a prisão de idoso que deve pensão a filho de 32 anos, microempresário. No voto, o relator, ministro Moura Ribeiro, se indignou com o caso: "pela Constituição ele que deveria estar ajudando o pai, e não pedindo dinheiro".

Ao STJ, o homem alegou ser idoso, que passa por dificuldades financeiras e paga outras três pensões alimentícias, além dos problemas de saúde que lhe acometem.

 (Imagem: Freepik)

Idoso deve 23 parcelas de pensão a filho de 32 anos.(Imagem: Freepik)

O ministro relator observou que o credor dos alimentos tem 32 anos, microempresário, não tem notícia de que esteja com dificuldade financeira na vida, não há prova de pedido de recuperação judicial e nem sequer de certidões positivas de débitos fiscais.

"Pela Constituição ele que deveria estar ajudando o pai, e não pedindo dinheiro. Ele tem mais de dois anos de atraso de alimentos, as últimas 20 parcelas ele pede por cobrança e as últimas três pede prisão do próprio pai. É uma dor imensa saber que um filho está fazendo uma coisa dessa com o pai. Eu nunca vi uma coisa dessa, uma impetração dessa ordem. É incompreensível."

Assim, não conheceu da ordem, mas concedeu de ofício para que o paciente não se submeta à prisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas