MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz afasta penhora de fazenda considerada pequena propriedade rural
Impenhorabilidade

Juiz afasta penhora de fazenda considerada pequena propriedade rural

Magistrado considerou Tema 961 do STF, que considera impenhorável a pequena propriedade rural familiar constituída de mais de um terreno, desde que contínuos e com área total inferior a quatro módulos fiscais do município de localização.

Da Redação

quinta-feira, 7 de março de 2024

Atualizado às 16:44

Juiz de Direito Daniel Teodoro Mattos da Silva, da vara única de Cristina/MG, suspendeu penhora de uma fazenda com 68,89,52 hectares localizada no município de Maria da Fé. O magistrado fundamentou sua decisão ao considerar o imóvel como uma pequena propriedade rural, tornando-o impenhorável.

Na ação, os autores argumentaram que a fazenda penhorada não ultrapassa o módulo rural estabelecido para a região, sendo assim, classificada como pequena propriedade rural, protegida pela impenhorabilidade. Além disso, afirmaram que a propriedade é utilizada para atividades produtivas e como fonte de sustento da família.

 (Imagem: Freepik)

Juiz desconstituí penhora de fazenda considerada pequena propriedade rural.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o juiz baseou-se na jurisprudência do STF (Tema 961), que estabelece que "é impenhorável a pequena propriedade rural familiar constituída de mais de um terreno, desde que contínuos e com área total inferior a quatro módulos fiscais do município de localização".

O magistrado verificou que a propriedade em questão está localizada no município de Maria da Fé/MG, onde um módulo fiscal equivale a 30 hectares. Portanto, a fazenda possui uma área total de 68,89,52 hectares, enquadrando-se como uma pequena propriedade rural, conforme definido em lei.

Diante disso, o magistrado declarou a impenhorabilidade da propriedade e determinou a desconstituição da penhora recaída sobre o imóvel em questão.

Os advogados João Domingos e Leandro Marmo, do escritório João Domingos Advogados, atuam na causa.

Leia a íntegra do despacho.

João Domingos Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas