MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudante não matriculado na faculdade pode ter acesso ao Fies para medicina
Educação

Estudante não matriculado na faculdade pode ter acesso ao Fies para medicina

TRF-1 seguiu o entendimento de que a lei 10.260/01 não exige que o candidato esteja matriculado para ter acesso ao financiamento estudantil.

Da Redação

quinta-feira, 7 de março de 2024

Atualizado às 11:05

A 6ª turma do TRF da 1ª região decidiu que para conseguir o Fies de medicina estudante não precisa estar matriculado na universidade. O colegiado seguiu a interpretação de que a lei 10.260/01 não exige que o candidato esteja matriculado para ter acesso ao financiamento estudantil.

Com essa decisão, a turma anulou a sentença que extinguiu o processo sem análise de mérito, determinando que os autos retornem à instância inicial para continuidade da ação.

O autor busca, com sua demanda, o reconhecimento do direito à obtenção de financiamento estudantil pelo Fies, sem a imposição de nota de corte baseada na média aritmética mínima das notas obtidas no Enem.

Inicialmente, o caso foi extinto sem resolução de mérito. O julgador a quo argumentou que o comprovante de matrícula é um documento indispensável para o caso em questão. Por isso, ao não ser apresentado pelo autor, a determinação judicial não foi cumprida e o prosseguimento do processo foi considerado inviável.

O autor recorreu ao TRF-1 alegando que a lei 10.260/01 não exige a matrícula para obtenção do financiamento. O pedido foi aceito pelo colegiado, com relatoria da desembargadora Federal Kátia Balbino.

De acordo com a magistrada, desde a lei 13.530/17, que promoveu alterações na lei 10.260/01, a expressão "regularmente matriculados" presente nas redações anteriores do artigo 1º dessa lei foi suprimida. Essa supressão foi mantida com a última alteração realizada pela lei 14.375/22.

"Portanto, na atual sistemática que rege o financiamento estudantil pelo FIES, sobretudo pela redação dada pela Lei nº 13.530/2017 ao art. 1º da Lei 10.260/2001 e pelos arts. 37, §2º, e 29, §3º, ambos da Portaria Normativa 209/2018 do MEC, não se exige, para participação nos processos seletivos do FIES, que o estudante esteja previamente matriculado na IES."

Assim, a sentença foi anulada e determinado o retorno dos autos à instância inicial para o prosseguimento da ação.

 (Imagem: Freepik)

Estudante não matriculado na faculdade pode ter acesso ao Fies para medicina.(Imagem: Freepik)

O autor foi representado pelo advogado Gustavo Paes Oliveira, do escritório Paes Advogados.

Leia o acórdão.

Paes Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.