MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por inépcia, Justiça Federal rejeita denúncia de sonegação fiscal
Denúncia rejeitada

Por inépcia, Justiça Federal rejeita denúncia de sonegação fiscal

Segundo a acusação, o empresário teria transmitido à Receita Federal do Brasil a declaração de compensação com informação falsa.

Da Redação

segunda-feira, 11 de março de 2024

Atualizado às 13:34

Por inépcia, o juiz Federal Richard Rodrigues Ambrosio, da 5ª vara Federal de Londrina/PR, rejeitou denúncia oferecida pelo MPF que acusou um empresário do ramo de distribuição de alimentos da prática do crime de sonegação.

Segundo a acusação, o empresário teria transmitido à Receita Federal do Brasil a declaração de compensação com informação falsa, na tentativa de burlar o sistema e quitar, por compensação, débitos tributários com créditos inexistentes.

Em razão de tais condutas, a Receita Federal lavrou o auto de infração referente à multa regulamentar com valor de R$ 1.841.156,56.

A defesa do empresário, contudo, apontou que o MPF confundiu o auto de infração apontado na denúncia, com outro procedimento fiscal que não se encontra inscrito em dívida ativa.

O juiz Federal, acatando os argumentos, afirmou que "a denúncia, no caso, com máximo respeito, aparentemente confunde os PAFs e seus respectivos créditos, trazendo ao Juízo justamente o crédito que não foi objeto de constituição definitiva - o que faz do fato atípico" - motivo pelo qual rejeitou a denúncia por ausência de pressuposto processual, sendo inepta também com relação ao PAF que se encontra inscrito em dívida ativa, já que a acusação não descreveu devidamente o fato.

 (Imagem: Pexels)

Por inépcia, Justiça Federal rejeita denúncia de sonegação fiscal.(Imagem: Pexels)

Os advogados Átila Machado, Luiz Augusto Sartori de Castro e Gabriela Camargo Corrêa, do escritório Machado & Sartori de Castro Advogados, atuaram no caso.

Leia a sentença.

Machado & Sartori de Castro Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas