MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ: Vista adia julgamento de magistrado por venda de decisão e lavagem
Crimes

CNJ: Vista adia julgamento de magistrado por venda de decisão e lavagem

Há nove votos pela condenação, com aplicação de pena de aposentadoria.

Da Redação

terça-feira, 12 de março de 2024

Atualizado às 17:17

Por pedido de vista do conselheiro Marcello Terto e Silva foi adiada, mais uma vez, análise, pelo CNJ, de processo contra magistrado acusado de lavagem de dinheiro, e de recebimento de vantagem indevida para concessão de habeas corpus.

O caso envolve a concessão de HC a pacientes que seriam integrantes de organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. Haveria, ainda, suspeita de participação em homicídio, ocultação de bens e lavagem de dinheiro, e impedimento à investigação.

Até o momento, há nove votos pela aplicação da pena de aposentadoria compulsória, e um voto divergente.

 (Imagem: Ana Araújo/Ag.CNJ)

CNJ adia julgamento de magistrado por venda de decisão e lavagem de dinheiro.(Imagem: Ana Araújo/Ag.CNJ)

Quando do início do julgamento, a então relatora, conselheira Salise Sanchotene, julgou parcialmente procedentes as imputações, afastando duas das acusações - homicídio e impedimento à investigação. Com relação às outras duas, decidiu pela aplicação de pena de aposentadoria compulsória ao magistrado, com vencimentos proporcionais.

Ela foi acompanhada pelos conselheiros: Jane Granzoto, Richard Pae Kim, Márcio Luiz Freitas, Luiz Phelippe Vieira de Melo, e o conselheiro Mauro Pereira Martins, que hoje não integram mais o colegiado.

Os conselheiros não integram mais o colegiado, mas seus votos permanecem.

Divergência

A análise foi retomada hoje com o voto-vista do conselheiro Bandeira de Mello Filho, que, divergindo da relatora, votou pela improcedência do PAD.

Ele observou que as acusações envolvem magistrado que é fazendeiro, e que o dinheiro recebido pelo juiz, apontado como suposta vantagem indevida, seria, em verdade, ligado à atividade rural, pela venda de garrotes (gado).

O conselheiro entendeu que não há prova suficiente para condenar o magistrado por venda de decisão ou por lavagem de dinheiro.

Gravidade dos fatos

Após o voto-vista, ministro Luis Felipe Salomão manifestou-se para reafirmar a gravidade do processo em análise. S. Exa. explicou que o caso está sob o crivo criminal do STJ e, mesmo diante de votação já avançada no Conselho, chamou a atenção dos conselheiros que ainda não votaram.

Salomão explicou que, na Corte da Cidadania, no Inq 1.095, a eminente relatora transcreveu manifestação do MP do final de 2023, em que faz alusão a elementos de provas que foram arrecadados pela PF, manifestando justa causa para a persecução penal.

O relator do caso no Tribunal, ministro Og Fernandes, informou ao CNJ que o próprio MP afirmou que o fato caracteriza corrupção passiva, e que o requerido do PAD teria confessado a prática deste delito.

Salomão antecipou voto no sentido de acompanhar a relatora, que decidiu pela procedência parcial, aplicando ao acusado a pena de aposentadoria compulsória.

"Não vejo como, com a devida venia, aplicar outra penalidade que não seja essa da aposentadoria compulsória, dada a gravidade desses fatos."

Também anteciparam seus votos os conselheiros Pablo Barreto e João Paulo Schoucair, acompanhando a relatora pela condenação do magistrado.

Julgamento interrompido

Após 9 votos pela aplicação da aposentadoria compulsória diante da gravidade dos fatos, e 1 voto divergente, pediu vista o ministro Marcello Terto e Silva.

  • Processo: 0002421-84.2023.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...