MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ define plano de contingência para indisponibilidade dos sistemas
Segurança

STJ define plano de contingência para indisponibilidade dos sistemas

Plano deverá ser acionado pela presidência do STJ, por meio de ato específico que definirá o seu período de vigência.

Da Redação

sexta-feira, 15 de março de 2024

Atualizado às 16:16

STJ publicou a resolução STJ/GP 6/24, que define um plano de contingência para situações em que houver indisponibilidade total dos sistemas informatizados judiciais do tribunal, além de estabelecer protocolo emergencial para a análise de matérias urgentes.

De acordo com a resolução, o plano deverá ser acionado pela presidência do STJ, por meio de ato específico que definirá o seu período de vigência. O plano não é aplicável no caso de indisponibilidades temporárias de sistema ocorridas durante o expediente - hipóteses que continuam reguladas pela resolução 10/15.

A nova resolução prevê que, durante a validade do plano de contingência, o STJ funcionará em regime de plantão e os prazos processuais serão suspensos, voltando a correr com o restabelecimento dos sistemas informatizados judiciais.

 (Imagem: Arte Migalhas)

STJ define plano de contingência para indisponibilidade total dos sistemas e procedimentos para exame de matérias urgentes.(Imagem: Arte Migalhas)

Durante o plantão, não serão analisadas petições cujo tema não se enquadre nos casos previstos no art. 4º da Instrução Normativa 6/12. Os temas previstos para atuação do STJ no plantão judiciário são os seguintes:

I - habeas corpus contra prisão, busca e apreensão e medida cautelar decretadas por autoridade sujeita à competência originária do STJ;

II - mandado de segurança contra ato de autoridade coatora sujeita à competência originária do STJ cujos efeitos ocorram durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;

III - suspensão de segurança, suspensão de execução de liminar e de sentença e reclamações a propósito das decisões do presidente cujos efeitos se operem durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;

IV - comunicação de prisão em flagrante e pedidos de concessão de liberdade provisória em inquérito ou ação penal da competência originária do STJ; e

V - representação da autoridade policial ou requerimento do Ministério Público que visem à decretação de prisão preventiva ou temporária, de busca e apreensão ou de medida cautelar, justificada a urgência e observada a competência originária do tribunal.

Durante o plano de contingência, também não serão analisadas petições cujo objeto seja prisão, busca e apreensão ou medida cautelar decretadas ou mantidas em grau de recurso por tribunais locais.

Os pedidos que não se enquadrem nos casos que serão analisados no plantão devem aguardar o restabelecimento dos sistemas do STJ e ser encaminhados por meio da CPE - Central de Processo Eletrônico.

Pedidos urgentes devem ser feitos via SEI, mediante cadastro prévio

Segundo a resolução STJ/GP 6/24, pedidos sobre medidas urgentes devem ser realizados por meio do SEI - Sistema Eletrônico de Informações, disponível no portal do STJ, após credenciamento da pessoa interessada.

Cumprida essa etapa, o interessado receberá novo e-mail confirmando a liberação do cadastro, com instruções sobre o acesso ao SEI para peticionamento. 


Resolução prevê procedimentos

No ambiente SEI, o interessado deve escolher o tipo de processo "Peticionamento Judicial Emergencial". Ao receber as petições de urgência, o sistema SEI vai gerar um número de identificação do processo, por meio do qual será possível acompanhar o andamento da ação.

O sistema receberá apenas documentos no formato PDF. Não serão aceitos links externos para acesso a arquivos.

Após o encerramento do período emergencial, o recebimento de petições via SEI será interrompido e os cadastros dos usuários serão inativados. Os processos recebidos durante o plantão serão convertidos para o sistema judicial oficial de tramitação de ações no STJ.

Caso também haja indisponibilidade do sistema SEI, excepcionalmente, será disponibilizado e-mail específico para o recebimento de petições - devendo ser observadas, nesse caso, as mesmas regras sobre os temas emergenciais e o formato dos arquivos.

Por fim, se também estiver indisponível o peticionamento via e-mail, será necessário o peticionamento físico nas dependências do STJ, aplicando-se, nessa hipótese, as mesmas regras das petições via e-mail. 

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas