MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador proíbe Via Varejo de utilizar a marca VVLog Logística
Propriedade intelectual

Desembargador proíbe Via Varejo de utilizar a marca VVLog Logística

A marca é registrada no INPI por uma empresa concorrente.

Da Redação

segunda-feira, 18 de março de 2024

Atualizado às 13:53

O desembargador Rômulo de Araújo Mendes, do TJ/DF, estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Via Varejo e a Asap Log - Logística e Soluções Ltda. cessem o uso da marca VVLog Logística em suas operações comerciais, sob pena de multa. A decisão atende ao pedido da VLOG Transporte de Cargas e Logística Ltda., proprietária da marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Na ação, a VLOG afirmou que detém o registro da marca VLOG Logística perante o INPI desde 2019, denunciando que o uso indevido do nome comercial por parte da Via Varejo provocou confusões entre os consumidores, resultando em numerosas reclamações sobre a qualidade do serviço, erroneamente direcionadas à VLOG.

A empresa também relatou que tanto a Via Varejo quanto a Asap Log tentaram obter o registro das marcas "VVLOG" e "ENVVIAS POR VVLOG" junto ao INPI, o qual foi negado pelo referido órgão devido à semelhança com a marca VLOG, já registrada.

Inicialmente, o juízo de primeira instância rejeitou o pedido, o que levou à interposição de recurso ao TJ/DF.

Na análise dos documentos do processo, o desembargador observou que ambas as empresas atuam no segmento de "serviços de logística em matéria de transporte", situação que pode gerar confusão e incerteza para os consumidores.

"Ou seja, o prosseguimento do uso do nome comercial pela agravada em sua atividade empresarial implica risco de dano grave ou irreparável à agravante, dada a possibilidade de confusão entre os potenciais consumidores, e considerando-se o enquadramento da agravada na mesma classe de atividade da empresa agravante. Efetivamente, constata-se a utilização indevida da propriedade industrial pertencente à agravante, assim como de indícios da prática de concorrência desleal, o que impõe ao Judiciário obstar tais condutas ilícitas."

Com base nesses argumentos, o desembargador concedeu a medida liminar, proibindo a Via Varejo e a Asap Log de utilizar a marca VVLog Logística, com efeito até a decisão final do processo, estipulando uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

 (Imagem: Freepik)

Desembargador do TJ/DF proíbe Via Varejo de utilizar a marca VVLog Logística.(Imagem: Freepik)

Os advogados Ramon de Oliveira e Vítor Batista, do escritório Vítor Batista Advocacia, atuam no caso.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...