MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AASP realiza debate sobre igualdade racial
Lançamento

AASP realiza debate sobre igualdade racial

Debate busca a igualdade em todas as esferas da sociedade.

Da Redação

quarta-feira, 20 de março de 2024

Atualizado às 15:36

AASP - Associação dos Advogados lançou, no dia 18/3, a 161ª edição da Revista do Advogado. O evento debateu os avanços e desafios da busca pela igualdade racial, indo além dos limites da advocacia. A escolha da data é significativa, pois faz referência ao dia 21 de março, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A temática, abordada pela primeira vez na história da publicação, foi representada por especialistas de diversas áreas do Direito, provocando reflexões que permeiam as principais questões em torno do impacto da desigualdade no acesso à educação, segurança, emprego e renda para a maior parcela da população brasileira.

Patrícia Souza Anastácio e Cristiano Scorvo Conceição, conselheiros da AASP e coordenadores da Revista, abriram o evento ao lado do presidente da Associação, André Almeida Garcia, e da ex-diretora da Revista, Silvia Rodrigues Pachikoski, que iniciou o projeto na gestão de 2023.

"Tenho orgulho de representar, como primeira mulher negra conselheira, este movimento de mudança pautado em um princípio fundamental para a AASP, de atuar em defesa de uma sociedade mais igualitária e justa para todos os grupos ao assumir uma conduta antirracista como um pilar institucional", destacou Patrícia.

A publicação conta com 22 artigos e 24 articulistas, que compartilham seus pontos de vista a fim de contextualizar e discutir questões essenciais que envolvem os diferentes impactos das ações de combate ao racismo. O objetivo é conscientizar sobre a urgência e continuidade da promoção da igualdade racial em todas as esferas da sociedade.

"Temos nos dedicado de maneira contundente a medidas que visem transformar a situação atual e ampliar a presença de advogadas e advogados negros na cena do Direito brasileiro, na tentativa de servirmos como um exemplo a ser seguido por outras áreas, pois acreditamos que somente com ações efetivas nesse sentido poderemos avançar como sociedade", frisou Almeida.

Em 2022, o estatuto da AASP incorporou uma cláusula que torna obrigatória a participação de advogadas e advogados negros nas chapas para a renovação do terço do conselho diretor. Desde 2020, o conselho diretor estabeleceu a comissão de medidas antirracistas, responsável por definir ações destinadas a promover a diversidade e representatividade na instituição, em seus órgãos diretivos e eventos. Além disso, em consonância com seu compromisso com a pluralidade, o conselho criou em 2022 a comissão pró-diversidade e estabeleceu parceria com a Associação Nacional da Advocacia Negra.

"O tema da igualdade racial trouxe avançados estudos em todos os ramos do Direito a essa importante edição da Revista do Advogado, além de trazer para o foco diversas perspectivas que darão força à caminhada para uma sociedade que almeja um país mais justo e fraterno", enfatizou Cristiano Scorvo Conceição.

AASP - Associação dos Advogados