MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aliança Jurídica pela Equidade Racial comemora seis anos
Diversidade e inclusão

Aliança Jurídica pela Equidade Racial comemora seis anos

Livro sobre diversidade e inclusão no Direito será lançado dia 22/3 durante evento que vai debater a trajetória e desafios da iniciativa, composta por 13 escritórios de advocacia do país.

Da Redação

quinta-feira, 21 de março de 2024

Atualizado às 07:02

Para comemorar os seis anos de atuação, a Aliança Jurídica pela Equidade Racial, iniciativa formada por 13 escritórios de advocacia do país, vai promover um encontro no dia 22/3, em SP, em que será também lançado o livro "Diversidade e inclusão no Direito: promovendo a equidade racial na advocacia brasileira".

A Aliança é formada por: BMA Advogados, Cescon Barrieu Advogados, Demarest Advogados, Felsberg Advogados, Lefosse Advogados, Lobo de Rizzo, Machado Meyer Advogados, Mattos Filho, Pinheiro Neto Advogados, Stocche Forbes, Trench Rossi Watanabe, TozziniFreire Advogados e Veirano.

Durante o encontro, que ocorrerá após o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21/3, haverá um debate para refletir sobre a trajetória da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, destacando avanços, desafios (como acelerar o desenvolvimento da carreira dos profissionais pretos e pardos para as posições de liderança, por exemplo, além de promover a inclusão no mercado jurídico) e projetos para o futuro.

A "Retomada da trajetória da Aliança Jurídica" será tema do primeiro painel do evento, previsto para ocorrer das 9h30 às 10h30. No segundo painel, o objetivo é debater a "Pauta Racial no Segmento Jurídico", além de pontos de destaque do livro, uma coletânea de artigos de advogados dos escritórios, que será lançado na ocasião.

Kenneth Ferreira, presidente da Aliança, destaca que "o livro é uma celebração da contribuição da Aliança para o segmento jurídico em seus primeiros seis anos. Temos muito orgulho do quanto já fizemos e também consciência do trabalho que temos pela frente na promoção da equidade racial na advocacia".

Além de representantes dos 13 escritórios, o encontro deve reunir as principais lideranças de instituições parceiras e relevantes no debate da promoção da diversidade racial no segmento jurídico. O evento vai ocorrer na sede do Mattos Filho, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.100, 6º andar, das 9 às 12h30.

 (Imagem: Divulgação - site Lefosse Advogados)

Kenneth Ferreira, presidente da Aliança e sócio do escritório Lefosse Advogados.(Imagem: Divulgação - site Lefosse Advogados)

Os avanços e a realidade do setor

Em 2021, a Aliança realizou em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e a consultoria Diversidade Corporativa o segundo Censo de Diversidade, que mostrou que 11% dos profissionais da área jurídica dos escritórios são negros. No primeiro Censo, realizado em 2018 e com nove escritórios participantes, a representatividade negra na área jurídica era de menos de 1%.

Para promover a diversidade e a busca pela equidade racial no segmento jurídico, os escritórios que compõem a Aliança Jurídica fizeram ações, como reuniões periódicas de grupos de afinidade, para definir estratégias e ser um lugar de acolhimento para os profissionais diversos compartilharem desafios, obstáculos e conquistas; palestras constantes sobre racismo estrutural e equidade racial; ferramentas inclusivas (como curso de idiomas e auxílio para compra de vestuário para profissionais economicamente mais vulneráveis); trabalho constante de acompanhamento nas universidades, academia e outros ambientes para intensificar a inclusão, com objetivo de e mostrar que há pessoas qualificadas para ocupar as vagas abertas; programas de estágio e vagas exclusivas para pessoas negras, entre outros.