MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP aprova criação de Procuradoria de Honorários
Procuradoria

OAB/SP aprova criação de Procuradoria de Honorários

Novo órgão da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem visa suprir alta demanda de violações na área cível.

Da Redação

quinta-feira, 21 de março de 2024

Atualizado às 11:35

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo aprova criação de Procuradoria de Honorários. Novo órgão da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem visa suprir alta demanda de violações na área cível.

Esta procuradoria estará integrada à Comissão de Direitos e Prerrogativas. A proposta foi apresentada durante a pauta da 2.515ª sessão ordinária do Conselho do Pleno, realizada no último dia 18/3, na sede da entidade.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Luiz Fernando Pacheco, a demanda pela Procuradoria surgiu em razão do grande volume de violação de prerrogativas existente na área cível, especialmente em relação aos honorários advocatícios. "O Código de Processo Civil e a jurisprudência do país determinam que os honorários devam ser estabelecidos entre 10 e 20% do valor da causa. Mas, na prática, isso não acontece. Muitas vezes os honorários são determinados ao bel-prazer", explica.

 (Imagem: Divulgação OAB/SP)

A obra apresenta conteúdo atualizado referente ao tema(Imagem: Divulgação OAB/SP)

O presidente explicou que, atualmente, cerca de 60% do trabalho realizado está relacionado aos honorários advocatícios, o que demanda a colaboração de diversos membros e sobrecarrega a Comissão de Direitos e Prerrogativas. A criação da nova Procuradoria de Honorários visa suprir essa necessidade, permitindo que tais demandas sejam atendidas com maior celeridade e efetividade.

"A procuradoria é fruto de um desejo nosso de dar o devido destaque a essa problemática e atender melhor a advocacia. Queremos passar o recado de que a OAB/SP está atenta e trabalhando firmemente nesse tema tão importante para a nossa classe", afirma Pacheco. 

O conselheiro secional e vice-presidente da área cível da Comissão, José Umberto Franco, foi indicado ao cargo de Procurador Geral de Honorários. Ele será responsável por estruturar a nova Procuradoria, contando com o suporte e o arcabouço da Comissão de Direitos e Prerrogativas.

Compuseram a mesa solene da 2.515ª sessão ordinária do Conselho do Pleno a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini; o diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues; a secretária-geral Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta Dione Almeida; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), André Garcia; e a acadêmica do Direito pela PUC-SP, Ana Elisa Almeida e Fernandes.

OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...