MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB exclui gesto com mão levantada de juramento de advogados
Mudança no regulamento

OAB exclui gesto com mão levantada de juramento de advogados

Agora, o compromisso dos futuros causídicos deve ser firmado com o cidadão de pé e com a mão no peito.

Da Redação

terça-feira, 26 de março de 2024

Atualizado em 27 de março de 2024 09:27

A OAB Nacional alterou seu regulamento geral para definir que o juramento dos advogados deve ser feito de pé, e com a mão direita no peito esquerdo.

Embora não houvesse previsão no texto, costumeiramente o juramento era feito com a mão estendida à frente. A alteração no texto evita posição que poderia ser confundida com gesto de poder arbitrário.

O art. 20 do Regulamento geral passa a ter a seguinte redação (veja, em negrito, o trecho acrescentado ao texto):

Art. 20. O requerente à inscrição principal no quadro de advogados presta o seguinte compromisso, de pé e com a mão direita no peito esquerdo, perante o Conselho Seccional, a Diretoria ou o Conselho da Subseção:

"Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

A iniciativa louvável é do vice-presidente da Ordem, Rafael Horn. Ele afirmou que "certos gestos ficaram marcados na história e braço estendido é um desses gestos que remetem a um passado sombrio que deve ser superado". "Ao adotar a posição da mão no peito, reforçamos o compromisso com os valores democráticos e de respeito aos direitos humanos que regem nossa sociedade."

 (Imagem: Raul Spinassé/OAB)

OAB altera regulamento e juramento de advogados será com mão no peito.(Imagem: Raul Spinassé/OAB)

Antissemitismo jamais aceito

A alteração no regimento se dá após o Conselho Federal e o colégio de presidentes das seccionais da OAB emitirem nota afirmando que "jamais aceitarão que o antissemitismo ou qualquer outra manifestação de ódio floresça na advocacia nacional".

No último dia 21, o IAB iniciou um processo administrativo contra advogado do RJ que fez declarações contra judeus que fazem parte da entidade. O presidente do IAB, Sidney Sanches, agradeceu o apoio da Ordem.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas