MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara isenta de despesas judiciais réu que assumir culpa

Câmara isenta de despesas judiciais réu que assumir culpa

Da Redação

terça-feira, 12 de junho de 2007

Atualizado às 09:11


Câmara

Réu que reconhecer culpa ficará isento de despesas judiciais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, no último dia 30, o Projeto de Lei 4480/01 (clique aqui), do deputado Osmar Serraglio - PMDB/PR, que isenta das custas judiciais, despesas processuais e honorários advocatícios os réus que reconheçam sua culpa em ações civis públicas promovidas na defesa do meio ambiente, do consumidor e dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, seguirá agora para o Senado, a não ser que haja recurso para votação em plenário.

A relatora, deputada Sandra Rosado - PSB/RN, defendeu a aprovação da proposta, ressaltando que essas demandas judiciais são normalmente demoradas e que o reconhecimento da culpa leva à extinção do processo. Ela argumenta que, ao assumir o pagamento da indenização ou a reparação do dano, o réu contribui para que a ação atinja seu objetivo com muito mais rapidez, que é a satisfação de um interesse social relevante ou de um interesse coletivo.

A proposta altera a Lei 7347/85 (clique aqui), que disciplina as ações civis públicas e já isenta os autores das despesas com o processo. O objetivo de Osmar Serraglio é tornar equânime o tratamento ao autor e ao réu.

Emenda

Sandra Rosado apresentou emenda determinando que a isenção ocorra apenas se o reconhecimento da culpa for feito durante o prazo que o réu tem para dar uma resposta à ação. A deputada explica que a intenção é impedir que os réus se aproveitem da lei, reconhecendo sua culpa unicamente em último caso, quando já ocorreu toda a tramitação do processo.

___________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA