MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli critica reforma do Código Civil: "difícil ter segurança jurídica"
Novo Código

Toffoli critica reforma do Código Civil: "difícil ter segurança jurídica"

Proposta de atualização do Código de 2002 está em votação no Senado.

Da Redação

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Atualizado às 18:49

Ministro Dias Toffoli, do STF, criticou, nesta quarta-feira, 3, possíveis mudanças no Código Civil. Segundo o ministro, "é difícil ter segurança jurídica em um país que, a cada 20 anos, se reúne para alterar o Código Civil".

A manifestação ocorreu durante o julgamento de embargos de declaração requerendo a modulação de efeitos de decisão do STF que determinou o pagamento do CSLL por empresas desde 2007. 

O ministro afirmou necessária reflexão acerca da segurança jurídica e de previsibilidade. 

"É evidente, ministro Fachin, que é difícil ter segurança jurídica em um país que a cada 20 anos cria comissão no Congresso para rever o Código Civil, né?"

"E a gente tem que aprender tudo de novo", completou Barroso.

Veja o momento:

Reforma do CC

Nesta semana, a Comissão de Reforma do Código Civil do Senado, responsável pela atualização do CC/02, aprovou a mudança de 600 artigos do texto. 

O grupo de especialistas finalizou as deliberações para atualização dos segmentos do direito das coisas e das obrigações. Ainda restam as discussões acerca de modificações sugeridas para a estrutura geral do Código Civil, bem como as áreas do direito empresarial, contratuais, sucessórias e familiares. A expectativa é que as atividades sejam finalizadas até o término desta semana.

Desde o ano passado, a comissão de juristas trabalha na atualização do Código. O relatório final foi apresentado em janeiro e, agora, foi submetido a votação na Casa Legislativa.  

Esteja imerso no tema!

Quer entender melhor as mudanças? Não perca o evento online do Migalhas "A Reforma do Código Civil", que acontece no dia 7 de maio, das 9h às 12h30. Inscreva-se!

Patrocínio

Patrocínio Migalhas