MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Do jeito que está é inviável", diz ministro Sebastião sobre quantidade de HCs
Alto volume

"Do jeito que está é inviável", diz ministro Sebastião sobre quantidade de HCs

Ministro Sebastião Reis Jr. destacou aumento de 16% a mais de processos entre janeiro e abril, com relação ao ano anterior.

Da Redação

terça-feira, 9 de abril de 2024

Atualizado em 10 de abril de 2024 07:15

Na abertura da sessão da 6ª turma do STJ nesta terça-feira, 9, o presidente do colegiado, ministro Sebastião Reis Jr., fez um apelo à advocacia para que haja maior conscientização quanto ao elevado número de processos encaminhados.

O ministro relatou ter recebido, na última segunda-feira, 8.152 processos, dos quais 90 eram habeas corpus. Ele também mencionou que a ministra da 5ª turma, Daniela Teixeira, recebeu cerca de 190 processos no mesmo dia. Comparando o período de 1 de janeiro a 9 de abril do ano passado, Sebastião Reis afirmou já ter 16% a mais de processos.

"Eu trago esse dado à luz, buscando a compreensão porque é imprescindível tomar medidas, e isso envolve a atuação da advocacia. Não estou atribuindo a culpa exclusivamente aos advogados, mas é urgente uma reflexão sobre a necessidade de otimizar o emprego dos habeas corpus."

O ministro destacou a questão dos múltiplos usos de habeas corpus em combinação com outros recursos, com AREsp e REsp, além de habeas corpus mal fundamentados, dirigidos contra decisões monocráticas ou até contra magistrados, casos que não se enquadram na alçada da turma.

"Reforço o pedido de compreensão aos advogados, como um passo para melhorar a eficácia do serviço jurisdicional oferecido."

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas