MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ABRADEP lança escola para estudos em direito eleitoral e político
Lançamento

ABRADEP lança escola para estudos em direito eleitoral e político

Projeto tem o foco em capacitação profissional e fortalecimento democrático.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Atualizado em 18 de abril de 2024 09:29

Em uma iniciativa pioneira, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP lança sua própria Escola, visando o intercâmbio e a colaboração com diversas instituições, tanto públicas quanto privadas. Sob a liderança de Anna Carolina Alencar, diretora da Escola da ABRADEP, a instituição destaca seu compromisso com a pluralidade e a excelência acadêmica como pilares para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

A proposta da escola é abranger profissionais de diferentes campos do conhecimento, como advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, magistrados eleitorais, membros do Ministério Público, comunicadores, cientistas políticos, entre outros.

Anna Carolina Alencar ressalta a abordagem inovadora da metodologia educacional, que se alinha às necessidades contemporâneas da sociedade e do mercado. "Adotaremos métodos de ensino inovadores, como aprendizado baseado em problemas (PBL), estudos de caso interdisciplinares, ensino por meio de simulações, estágios práticos e tecnologia educacional", explica.

 (Imagem: Divulgação ABRADEP)

Corpo diretor da Escola ABRADEP(Imagem: Divulgação ABRADEP)

A coordenadora geral da ABRADEP, Vânia Aieta, destaca que a Escola tem como objetivo ampliar as competências dos membros da entidade, capacitando-os para lidar de forma consciente com as mudanças e estimulando o protagonismo na inovação, tanto na esfera profissional quanto na civil e política.

"Com competência e rigor ético, já oferecemos um curso de aperfeiçoamento em parceria com a Universidade Unitelma Sapienza di Roma sobre Lobbying e Anticorrupção e estão programados cursos sobre compliance, advocacy e um summer course sobre Democracia da Atualidade na Universidade Lusófona, no Porto, em Portugal. Tenho certeza que a Escola da ABRADEP, que já é um orgulho para todos nós, será nossa joia da coroa com o competente grupo gestor de servidores que dela cuidarão", afirma Aieta.

A Escola ABRADEP oferecerá aulas tanto presenciais quanto virtuais, disponibilizando uma ampla gama de cursos. Alguns dos cursos disponíveis incluem:

  • Lobby e Anti Corrupção (em parceria com a Sapienza de Roma);
  • Compliance (em parceria com a Escola do MP do Pará e Espírito Santo);
  • Advocacy;
  • Letramento Racial;
  • Simplificação de Linguagem Jurídica;
  • Democracia e Movimentos Liberais (em parceria com o Instituto IBEROJUR e Universidade Lusófona do Porto).

Com essa iniciativa, a ABRADEP reforça seu compromisso com a formação de profissionais capacitados e engajados na promoção e defesa dos valores democráticos e do Estado de Direito.