MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Bruno Lima lança o livro "Luiz Gama contra o Império" na OAB/SP
Lançamento

Bruno Lima lança o livro "Luiz Gama contra o Império" na OAB/SP

Evento acontece hoje, em SP.

Da Redação

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Atualizado às 09:07

Hoje, 17/4, às 19h, na sede da OAB/SP (rua Maria Paula, 35), o advogado e pesquisador  do Instituto Max Planck da Alemanha, Bruno Lima, considerado o maior especialista em Luiz Gama (1830-1882) do Brasil, lança  o livro "Luiz Gama contra o Império: a luta pelo direito no Brasil da escravidão" (Ed. Contracorrente) com base em sua tese de doutorado sobre a obra jurídica  do ex-escravo e maior advogado e jurista negro do país,  defendida na  Faculdade de Direito da Universidade de Frankfurt e  que ganhou como a melhor  pesquisa do ano de 2022.

Durante mais de duas décadas, Bruno passou pesquisando a obra de Luiz Gama nos arquivos de tribunais e de veículos da imprensa - que ficou invisibilizada durante muito tempo - mas revelou a história incomum de um ex-escravo,  jornalista, abolicionista, tribuno, poeta  e advogado negro,  que conseguiu libertar nos tribunais mais de 700 pessoas escravizadas e deixou uma obra jurídica de irrefutável relevância. Gama sofreu forte de influência de sua mãe, Luiza Mahin, negra africana, responsável por uma série de levantes na Bahia contra a escravatura na década de 1830 e deportada para África. Bruno já lançou vários livros das Obras Completas de Luiz Gama (coleção com 11 livros - editora Hedra).

No prefácio, o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirma que o livro "marca um novo estágio nos estudos sobre a trajetória e a obra de Luiz Gama, este personagem tão importante de nossa história, nosso maior advogado, nosso abolicionista primeiro e um dos grandes pensadores da formação social brasileira. Bruno Lima dá corpo e nos permite um mergulho profundo no pensamento de Luiz Gama, mas também nas mazelas e nas possibilidades emancipatórias que fazem parte do Brasil".

Bruno Lima é graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia; Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília e Doutor em História do Direito pela Universidade de Frankfurt, Alemanha. Em 2022, Bruno ganhou o prêmio Walter Kolb de melhor tese da Universidade de Frankfurt e, em 2023, a medalha Otto Hahn da Sociedade Max Planck.

Atualmente, é pós-doutorando no Instituto Max Planck de História do Direito e Teoria do Direito e coordenador do Projeto de pesquisa Luiz Gama, no Brasil, que se propõe a levantar novos dados sobre Gama e a escravidão brasileira nos arquivos judiciais de São Paulo, a província que mais concentrou pessoas escravizadas no Brasil. Bruno ressalta que o império brasileiro foi uma "máquina" de matar pretos e manteve o maior sistema escravista do mundo.

O lançamento é uma iniciativa da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, presidida pelo advogado Irapuã Santana (Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados).

 (Imagem: Divulgação)

Bruno Lima entrega livro ao diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo.(Imagem: Divulgação)

 (Imagem: Divulgação)

Livro "Luiz Gama contra o Império" - Bruno Lima(Imagem: Divulgação)