MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nelson Wilians Advogados participa de Fórum de Igualdade Racial da ONU
Igualdade racial

Nelson Wilians Advogados participa de Fórum de Igualdade Racial da ONU

Escritório, juntamente com o Instituto Nelson Wilians, participou de dois eventos da ONU em Genebra.

Da Redação

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Atualizado às 14:00

O Instituto Nelson Wilians e a Nelson Wilians Advogados marcaram presença em dois eventos de destaque na sede da ONU em Genebra: a "Exposição Atlântico Vermelho" e o "Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU". Nas duas ocasiões, seus membros se engajaram ativamente para promover a conscientização sobre questões relacionadas ao racismo sistêmico e reforçar o compromisso com a cultura da legalidade.

Além disso, a atuação dessas instituições no âmbito racial é notável. No Instituto Nelson Wilians - INW, 40% da equipe é composta por membros que se autodeclaram não brancos, e 74% dos beneficiários do trabalho do instituto com organizações da sociedade civil também se autodeclaram pessoas pretas e pardas. Entre os voluntários, 50% são não brancos, e nas empresas mantenedoras, 41% são pessoas não brancas.

"O Instituto atua de forma incisiva e em rede com organizações da sociedade civil no enfrentamento do racismo sistêmico e na promoção da cultura da legalidade. Desejamos aprender com as boas práticas existentes em direitos humanos das pessoas afrodescendentes em como contribuir para a reparação histórica e com a efetivação de políticas públicas", destaca Wiliam Ruiz, gerente de projetos sociais do INW.

Criado pela assembleia geral da ONU como parte das atividades da década internacional de afrodescendentes (2015-2024), o Fórum Permanente tem como objetivo principal contribuir para a inclusão política, econômica e social dos afrodescendentes e promoção dos direitos da população afrodescendente em todo o mundo.

Entre suas funções, o Fórum Permanente contribui para a inclusão política, econômica e social da população afrodescendente em todo o mundo, além de identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.

A "Exposição Atlântico Vermelho", inaugurada na tarde de 15/4, e o "Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU", iniciado no dia 16/4, oferece uma oportunidade única para abordar questões cruciais sobre racismo sistêmico e cultura da legalidade. Com a participação de 22 artistas afrodescendentes brasileiros, a exposição celebra a diversidade e amplia vozes historicamente marginalizadas, reforçando o compromisso das Nações Unidas com a inclusão e a cultura afro-brasileira em nível global. Algumas das obras da artista baiana Lucélia Maciel, que estão sendo expostas, fazem parte do acervo de Anne Wilians, fundadora do INW.

 (Imagem: Divulgação)

June Soomer, presidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU, e William Ruiz, gerente de projetos sociais do INW.(Imagem: Divulgação)

Nelson Wilians Advogados