MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correios realizará concurso público para contratação de advogados
Processo seletivo

Correios realizará concurso público para contratação de advogados

A gestão afirmou que realizar novos certames é um dos compromissos assumidos para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos, em busca de mais profissionais em posições estratégicas da empresa.

Da Redação

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Atualizado às 17:41

Os Correios confirmaram que haverá concurso público para preenchimento de vagas de advogados ainda neste ano na estatal. A necessidade de profissionais desse tipo foi apontada a pedido do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e o número de vagas está em definição.

Segundo o presidente, é necessário defender o fortalecimento da área jurídica dos Correios. "Ao assumir a gestão da empresa, no ano passado, encontrei um passivo significativo de processos judiciais e a necessidade de aprimorar o controle sobre a gestão desses processos. De lá para cá, adotamos diversas medidas nesse sentido, como o acordo de cooperação com a Advocacia-Geral da União para melhoria do controle de processos", afirma.

Os Correios também firmaram em 2023 um acordo com o TST para reduzir o número de processos que tramitam na Corte, estimulado a execução de projetos de prevenção de litígios, o gerenciamento de precedentes e o fomento da resolução consensual de controvérsias.

Outra iniciativa importante que envolveu o setor jurídico foi o acordo com o Ministério Público do Trabalho da 5ª região, assinado em fevereiro, por meio do qual a estatal se compromete a manter iniciativas, válidas em todo território nacional, para prevenir e punir assédio na empresa.

Ademais, a empresa afirmou que realizar concursos públicos é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa.

Segundo a atual gestão, "a criação de novos certames também é resultado do esforço conjunto da empresa e das federações representativas de empregadas e empregados durante as negociações o Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, é uma medida de fortalecimento da estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro dia de governo".

Confira abaixo o cronograma previsto do concurso público dos Correios:

  • Até julho - Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;
  • Agosto - Contratação da banca;
  • Setembro - Edital do concurso;
  • Dezembro - Início das contratações.

 (Imagem: Eduardo Matysiak/Futura Press/Folhapress)

Correios irá realizar concurso público para contratação de advogados.(Imagem: Eduardo Matysiak/Futura Press/Folhapress)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas