MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empregado que alterou preço de bebida vencida tem justa causa anulada
Trabalhista

Empregado que alterou preço de bebida vencida tem justa causa anulada

TRT-2 observou que a empresa não cumpriu com dever de instruir os funcionários a não ingerir produtos expirados.

Da Redação

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Atualizado em 30 de abril de 2024 17:43

juiz do Trabalho Eduardo Rockenbach Pires, da 38ª vara de SP, anulou justa causa de trabalhador dispensado por alterar preço de produtos vencidos, revertendo a dispensa para rescisão imotivada.

A Americanas alegou que a punição ocorreu porque o profissional rebaixou, sem autorização, o preço de oito latas de refrigerante fora do prazo de validade e vendeu esses artigos a um colega de loja para consumo próprio por ambos.

No relatório de apuração do fato juntado com a defesa, a empresa afirmou que a mercadoria foi comercializada com "grande perda financeira" e indicou que os empregados "levaram os produtos por um preço mais barato".

No entanto, em audiência, o representante da empresa declarou que o funcionário não causou prejuízo, pois os itens estavam expirados e que o profissional deveria ter dado baixa no sistema e descartado os refrigerantes.

 (Imagem: Saulo Dias/Thenews2/Folhapress)

Americanas alegou que funcionário rebaixou, sem autorização, preço de refrigerante e vendeu a colega de loja.(Imagem: Saulo Dias/Thenews2/Folhapress)

Para o juiz,a justa causa não se sustenta. Na decisão, o magistrado pontuou que "em qualquer rasa noção de ética, de consciência ambiental, humana ou social, a conduta esperada de um empregador como a ré seria a de corrigir seu próprio procedimento, de modo a evitar que seus empregados consumam produtos vencidos".

O magistrado enfatizou que a varejista não se preocupou com acidentes ou doenças que esse consumo irregular poderia causar, mas apenas com a venda ter sido por valor abaixo da margem de lucro. "Como se a intenção da empresa fosse vender tais produtos normalmente no mercado", concluiu.

O tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: TRT da 2ª região.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...