MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Remuneração e estrutura da Justiça lideram insatisfação na advocacia
Perfil da advocacia

Remuneração e estrutura da Justiça lideram insatisfação na advocacia

Oportunidades de estudo e qualificação, por outro lado, são destaques positivos da profissão.

Da Redação

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Atualizado às 08:48

A advocacia enfrenta desafios em termos de satisfação profissional, revela a pesquisa "PerfilADV - 1º Estudo sobre o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira", realizada pela OAB em parceria com a FGV.

Com uma média geral de satisfação de apenas 6,3 em uma escala de 0 a 10, o estudo expõe uma realidade complexa na qual a remuneração e a infraestrutura do Judiciário são criticamente avaliadas, ambas com média de 4,7. Esses dados refletem um descontentamento generalizado com o aspecto financeiro e estrutural da profissão.

Por outro lado, as oportunidades de qualificação e estudo recebem avaliações positivas, destacando-se como pontos fortes dentro do campo.

Regionalmente, as diferenças são igualmente marcantes. No Norte, 60% dos advogados classificam sua satisfação profissional entre 7 e 10, contrastando com avaliações mais baixas no Nordeste e no Sudeste.

Além disso, advogados que trabalham presencialmente relatam sentir-se mais satisfeitos (61%) do que aqueles em regime de home office (46%).

Tecnologia como aliada 

Um ponto de consenso entre os advogados é o papel positivo da tecnologia na advocacia. Cerca de 95% dos participantes consideram que as ferramentas digitais facilitam (29%) ou facilitam muito (66%) suas atividades profissionais, evidenciando a importância da tecnologia na modernização e eficiência da prática jurídica.

O estudo "PerfilADV" lança luz sobre as variadas facetas da advocacia no Brasil, destacando tanto as áreas que necessitam de atenção quanto os aspectos em que a profissão se mostra robusta, como na adoção de tecnologias. Essas percepções são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias que visem melhorar as condições de trabalho e satisfação dos advogados em todo o país.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA