MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vai à sanção PL que cria o SPVAT, antigo DPVAT
Caráter solidário

Vai à sanção PL que cria o SPVAT, antigo DPVAT

Novo seguro deve ser cobrado anualmente dos proprietários de automóveis e motocicletas e usado para pagar indenizações por acidentes.

Da Redação

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Atualizado às 08:52

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 8, o novo SPVAT - Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito, que substitui o antigo DPVAT - Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. O projeto foi aprovado por 41 votos a favor e 28 contra, o mínimo necessário para esse tipo de proposição.

De acordo com o texto do PLP 233/23, de iniciativa do governo, o SPVAT deve ser cobrado anualmente dos proprietários de automóveis e motocicletas e usado para pagar indenizações por acidentes. A Caixa Econômica Federal será a administradora do fundo desses recursos.

A aprovação da matéria gerou debate entre os senadores. A oposição criticou a criação de uma nova despesa para a população, enquanto senadores da base governista destacaram o caráter social do projeto.

Para o líder da oposição, senador Rogério Marinho, o SPVAT é uma forma de aumentar impostos para a população fragilizada. Ele argumentou que o seguro, por ser obrigatório, na verdade, é um tipo de imposto.

Em contrapartida, o relator do projeto, senador Jaques Wagner, destacou o caráter solidário do novo seguro, que visa ajudar aqueles que não têm um seguro privado contratado.

 (Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil)

Vai a sanção projeto que cria o SPVAT e libera R$ 15 bi para programas sociais.(Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil)

Alterações

A Câmara dos Deputados alterou o texto original proposto pelo Poder Executivo, ampliando a lista de despesas a serem cobertas pelo SPVAT. O rol passa a contemplar assistência médica e suplementar, como fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses e próteses. Também passam a ser pagos serviços funerários e despesas com a reabilitação profissional de vítimas que ficarem parcialmente inválidas.

O Senado, por sua vez, acatou apenas uma emenda, que deixa claro que o cônjuge e os herdeiros da vítima devem receber indenização por morte e reembolso de despesas com serviços funerários. A vítima recebe as demais coberturas: invalidez permanente e reembolso por despesas com fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e reabilitação profissional.

Impacto

Além de criar o SPVAT, o projeto altera o novo arcabouço fiscal (LC 200/23). O texto antecipa em dois meses a permissão para a abertura de crédito suplementar em caso de superávit fiscal. Segundo Wagner, a mudança permitiria uma elevação de 0,8% nas despesas da União, o equivalente a uma estimativa de R$ 15,7 bilhões.

A aprovação do novo SPVAT é uma medida que visa garantir proteção às vítimas desses acidentes, mas também levanta discussões sobre o papel do Estado na prestação de serviços e o impacto fiscal de novas políticas públicas.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...