MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Central de Cumprimento de Sentença em MG não dificulta acesso à Justiça
Organização judiciária

STF: Central de Cumprimento de Sentença em MG não dificulta acesso à Justiça

Relator ressaltou que os tribunais podem definir competência e funcionamento dos seus respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos.

Da Redação

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Atualizado às 12:44

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou liminar na ação em que o Conselho Federal da OAB questiona a criação e o funcionamento da Centrase - Central de Cumprimento de Sentença na comarca de Belo Horizonte/MG. A Centrase foi criada por resolução do TJ/MG para centralizar o desempenho de atividades judiciárias, antes exercidas em cada vara Cível da comarca da capital.

Entretanto, segundo a OAB, sua criação violaria a competência privativa da União para legislar sobre direito processual, e causou congestionamento de processos.

Em sua decisão, o ministro observou que a resolução 805/2015 do TJ/MG foi editada com base em previsão contida na lei estadual sobre composição e competência do CAJ - Centro de Apoio Jurisdicional da comarca de Belo Horizonte/MG, composto por juízes de Direito auxiliares, com competência para substituição e cooperação, no âmbito da comarca da capital.

 (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Central de Cumprimento de Sentença em Minas Gerais não dificulta acesso à Justiça.(Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O relator ressaltou também que os tribunais de justiças podem definir a competência e o funcionamento dos seus respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos e, por sua vez, os estados têm competência legislativa para dispor sobre procedimentos e organização judiciária.

Além disso, segundo o relator, certas matérias devem necessariamente ser tratadas por ato normativo editado por cada TJ, quando digam respeito à sua estrutura orgânica e à distribuição interna de sua competência constitucional.

"Não se mostra convincente a linha argumentativa que associa a centralização a obstáculos para o acesso à jurisdição, ou mesmo se verifica qualquer prejuízo que seja ínsito à organização centralizada", disse o ministro, acrescentando que a resolução do TJ/MG faz expressa referência ao cumprimento de metas fixadas pelo CNJ para aprimorar a prestação jurisdicional e que só num contexto mais amplo será possível avaliar os efeitos da criação da Centrase.

Assim, o relator pediu informações ao presidente do TJ/MG para subsidiar o julgamento do mérito da ADin 7.637, que devem ser prestadas em 10 dias. Depois disso, AGU e PGR deverão se manifestar, no prazo sucessivo de cinco dias.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA