MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL que manda escola mudar sinal sonoro para autistas avança na Câmara
Acessibilidade

PL que manda escola mudar sinal sonoro para autistas avança na Câmara

Para deputado, a substituição dos sinais sonoros por métodos alternativos pode reduzir significativamente o desconforto e a ansiedade por estudantes com TEA.

Da Redação

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Atualizado às 15:42

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que determina que escolas públicas e privadas substituam os sinais sonoros para minimizar incômodos sensoriais em alunos com TEA - Transtorno do Espectro Autista. A medida será implementada mediante solicitação dos pais ou responsáveis.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Aureo Ribeiro, ao PL 2093/22, de autoria do deputado José Nelto. A alteração realizada pelo relator retirou a multa prevista (entre R$200 e R$500) para estabelecimentos que descumprissem a norma e incluiu a substituição dos sinais sonoros na lei Berenice Piana, que dispõe sobre os direitos das pessoas com TEA.

 (Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado)

Comissão aprova projeto que obriga escola a alterar sinal sonoro para não incomodar alunos com autismo.(Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado)

Além disso, Ribeiro condicionou a obrigatoriedade de substituição dos sinais sonoros à solicitação formal dos responsáveis pelo aluno, na forma de regulamento a ser feito pelo governo. "De fato, onde não houvesse alunos com TEA, a medida restaria esvaziada", justificou Ribeiro.

O deputado também destacou a relevância da proposta aprovada.

"A substituição dos sinais sonoros por métodos alternativos, tais como sinais luminosos, vibrações ou até mesmo por músicas, pode reduzir significativamente o desconforto e a ansiedade experimentados por estudantes com autismo."

A proposta ainda vai ser analisada, em caráter conclusivo, pela CCJ.

Patrocínio

Patrocínio

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram