MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento do livro "Impeachment à brasileira"
Lançamento

Lançamento do livro "Impeachment à brasileira"

Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro decano do CNJ e autor da obra, realiza lançamento dia 28/5 no Salão Negro do Congresso Nacional.

Da Redação

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Atualizado às 13:29

No dia 28/5, às 19h30, no Salão Negro do Congresso Nacional, o conselheiro decano do CNJ, Luiz Fernando Bandeira de Mello, lançará o livro fruto de sua tese de doutorado, defendida no ano passado em Salamanca, na Espanha e aprovada com nota máxima cum laude, com publicação no Migalhas, confira aqui. O livro intitulado "Impeachment à brasileira: Contornos da responsabilidade política do presidente da República" será publicado pelo selo das Edições Técnicas do Senado Federal.

A obra inicia abordando o tema dos crimes de responsabilidade e as circunstâncias e condutas que podem conduzir ao impeachment do presidente da República, suas origens no parlamentarismo inglês, a transformação sob o presidencialismo norte-americano e sua atual conformação no Brasil e em países selecionados. Defendendo a natureza política (e não jurídica) do processo de impeachment, analisa os quatro impedimentos presidenciais havidos na história do Brasil, com especial detalhe quanto ao estudo de caso que realiza sobre o impeachment havido em 2016, que culminou no afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo, processo que o autor testemunhou, como escrivão.

No estudo de caso, propõe uma análise que parte das acusações e dos argumentos de defesa de Dilma, narra o processo e discute ao final a sanção aplicada. O autor defende a constitucionalidade e regimentalidade da decisão proferida em agosto de 2016 de cindir em duas votações o quesito do julgamento da presidente e, consequentemente, sua pena.

A tese traz como pesquisa de campo entrevistas exclusivas concedidas pelos seis personagens centrais dos impeachments havidos no Brasil em 1992, contra Fernando Collor, e em 2016, contra Dilma Rousseff. Além desses presidentes da República que sofreram impedimento, o autor também entrevistou os dois presidentes do STF em 1992 e 2016, Sydney Sanches e Ricardo Lewandowski, e os dois presidentes do Senado Federal à época, Mauro Benevides e Renan Calheiros.   

Finalmente, o autor explana sobre o anteprojeto elaborado pela comissão de juristas nomeada pelo Senado brasileiro, da qual fez parte, com a missão de atualizar a defasada (e em alguns trechos, inconstitucional) lei vigente no país e que atualmente tramita no Senado Federal como PL 1.388/23.

Após o lançamento em Brasília, haverá noites de autógrafos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba em datas que ainda serão divulgadas.

 (Imagem: Divulgação)

O lançamento do livro "Impeachment à brasileira" acontece dia 28/5, no Senado Federal.(Imagem: Divulgação)

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...