MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP anula sentença de reconhecimento de paternidade após falha em coleta
Paternidade

TJ/SP anula sentença de reconhecimento de paternidade após falha em coleta

Relator destacou que o teste de DNA é prova indispensável ao processo de investigação de paternidade e, portanto, devem ser adotadas todas as cautelas cabíveis para resguardar o direito à ampla defesa.

Da Redação

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Atualizado às 10:45

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP anulou sentença que havia julgado improcedente pedido de reconhecimento de paternidade devido a uma falha na coleta de material biológico. O apelante havia ajuizado ação contra o requerido, que reside em outro Estado e coletou material biológico em um instituto particular na região Norte do Brasil, acompanhado por uma servidora da Justiça estadual local.

O material foi enviado ao Imesc - Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, que identificou a falta de assinatura do réu na ficha de inscrição e no cartão de coleta do material biológico, contrariando os procedimentos estabelecidos. O resultado do exame de paternidade foi negativo.

O relator do acórdão, desembargador Viviani Nicolau, destacou em seu voto que o teste de DNA é uma prova indispensável no processo de investigação de paternidade e, por isso, todas as cautelas necessárias devem ser adotadas para garantir o direito à ampla defesa.

"Na hipótese em comento, a ocorrência do vício - com a expressa indicação do Imesc de que a ausência de assinatura não atende a cadeia de custódia - afasta a idoneidade do exame realizado. Tal situação não deve prevalecer, sob pena de ofensa ao princípio da verdade real", escreveu o magistrado.

 (Imagem: Freepik)

Anulada sentença de reconhecimento de paternidade após falha em coleta de material biológico.(Imagem: Freepik)

Os desembargadores João Pazine Neto e Carlos Alberto de Salles participaram do julgamento, que teve decisão unânime.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...