MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Renato Opice Blum participa da "Brazilian Week 24" em Nova York
Brazilian Week 24

Renato Opice Blum participa da "Brazilian Week 24" em Nova York

Sócio-fundador do Opice Blum Advogados Associados participou do evento que aconteceu nos dias 14/5 e 15/5.

Da Redação

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Atualizado às 14:21

Nova York sediou na última semana a "Brazilian Week 24" e o escritório Opice Blum Advogados Associados foi representado por seu sócio-fundador, Renato Opice Blum

Durante todos os dias, Renato esteve envolvido em palestras, workshops e fóruns. "Eu, particularmente, pude pautar em alguns eventos a questão da inteligência artificial, especialmente em função das inovações trazidas na semana pela OpenAI, com relação à IA generativa e à possibilidade de interação em tempo real com as aplicações, inclusive com vídeo e áudio. Da mesma forma, o Gemini da Google também trouxe soluções semelhantes, disruptivas, que podem mudar o comportamento de todo o âmbito global", contou o advogado. 

A intensa agenda teve início com um seminário no dia 14/5 para 80 empresários brasileiros no University Club, organizado pela Money Report. Durante o evento, Renato Opice Blum acompanhou o painel "Desafios e Metas Brasil 2030". 

"Esta foi uma semana muito intensa com vários eventos que envolveram investimentos no Brasil, possibilidades e oportunidades. De modo geral, o Brasil foi apresentado como um país de oportunidades, em razão do momento econômico e das possíveis quedas nas taxas de juros americanas no final do ano, que podem incentivar o investimento estrangeiro", afirmou o sócio-fundador do escritório. 

Ainda no dia 14, Renato esteve no fórum "High Level Delegation NY", realizado na sede das Nações Unidas. O congresso contou com a presença de empresários brasileiros de destaque, como Alexandre Birman (Arezzo&Co), Carlo Pereira (Pacto Global da ONU), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Rachel Maia (RM Consulting) e Jair Ribeiro (Parceiros da Educação).

No dia 15, aconteceu o "Brazil Summit 2024", organizado pelo Financial Times, com o objetivo de discutir uma economia resiliente e sustentável. 

Renato Opice Blum participou de uma palestra com o governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles. Em um questionamento direto ao chefe do executivo estadual, Opice Blum perguntou se, na opinião de Fonteles, a IA poderia, um dia, substituir os professores.

O governador, que também já foi professor, respondeu que a IA afetará todas as profissões, inclusive o magistério. "Eu vejo a inteligência artificial como uma expansão da inteligência humana. Assim como ferramentas de comunicação, como o WhatsApp, que nos permitem liderar, monitorar e demandar mais eficientemente, a IA proporcionará habilidades muito maiores aos profissionais", afirmou o Fonteles.

No mesmo dia, ocorreu o painel "Impulsionando o Investimento em Infraestrutura Social Local". 

Durante o debate, Renato Opice Blum fez um questionamento chamando atenção para os mais recentes anúncios do Google em relação à inteligência artificial. Ele perguntou aos palestrantes como essas novas tecnologias poderiam beneficiar a educação brasileira. O superintendente do BNDES, Ian Guerreiro, um dos componentes da mesa, respondeu à pergunta dizendo que, diante dessas novas ferramentas, pode haver a ampliação do número de serviços prestados, mas todas essas tecnologias podem alterar a forma como eles são oferecidos. "Ainda não sabemos exatamente como a educação será transformada, mas é provável que toda a metodologia educacional mude. No entanto, essas tecnologias precisam vir acompanhadas de infraestrutura. Sem internet e equipamentos, essas tecnologias não podem ser utilizadas", concluiu Guerreiro.

Apesar de vários outros assuntos terem sido discutidos durante a "Brazilian Week 24", Renato Opice Blum chamou atenção para a urgência da discussão em relação à inteligência artificial. "Do meu ponto de vista, a questão da inteligência artificial é extremamente relevante porque tem um impacto não só na questão da eficiência, produtividade, profundidade, novos cargos e novas profissões, eventualmente até riscos econômicos, mas é algo que impacta de forma muito rápida e essa é a grande dúvida com comportamentos da sociedade em que, como nós sabemos, são comportamentos que demoram algum tempo para serem absorvidos. O problema da IA é que esse tempo, hoje, é muito abreviado", concluiu o advogado.

 (Imagem: Divulgação)

Renato Opice Blum.(Imagem: Divulgação)

Opice Blum Advogados Associados

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...