MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: MP não pode ajuizar ação para impedir cobrança de tributo
Legitimidade

STJ: MP não pode ajuizar ação para impedir cobrança de tributo

Relator do caso destacou que, apesar da inconstitucionalidade do tributo, a natureza tributária do processo impedia a legitimidade do órgão para ajuizá-lo.

Da Redação

terça-feira, 21 de maio de 2024

Atualizado às 12:25

2ª turma do STJ estabeleceu que o Ministério Público não possui legitimidade para ajuizar ações com o objetivo de impedir a cobrança de tributos, mesmo que estes tenham sido declarados inconstitucionais.

O entendimento foi proferido em uma ação civil pública movida pelo MP/RJ, que buscava proibir uma concessionária de energia elétrica de continuar cobrando uma alíquota de ICMS de 25% sobre as contas de energia.

Segundo o MP/RJ, a alíquota havia sido declarada inconstitucional pelo órgão especial do TJ/RJ. No entanto, a ação foi extinta sem resolução de mérito em primeira instância, decisão mantida pelo TJ/RJ.

No recurso especial, o MP/RJ alegou que a ação visava garantir tratamento igualitário a todos os consumidores, incluindo aqueles que não haviam ajuizado ações contra a concessionária. O órgão argumentou que, como a matéria envolvia implicações no direito do consumidor, justificava sua legitimidade no caso.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

MP não tem legitimidade para pedir interrupção da cobrança de tributo, ainda que declarado inconstitucional.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

No entanto, o relator do recurso no STJ, ministro Afrânio Vilela, afirmou que, apesar do objetivo do MP/RJ de dar efetividade ao julgado que reconheceu a inconstitucionalidade do tributo e cessar sua cobrança, o processo possuía natureza essencialmente tributária, afastando a legitimidade do órgão para ajuizá-lo.

Ao negar provimento ao recurso, o ministro citou o entendimento consolidado pelo STF no Tema 645 da repercussão geral, que estabelece que o Ministério Público não possui legitimidade ativa para ajuizar, em ação civil pública, pretensões tributárias em defesa dos contribuintes, visando questionar a constitucionalidade ou legalidade do tributo.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...