MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Toffoli anula atos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht
Lava Jato

STF: Toffoli anula atos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

Ministro citou na decisão evidências de conluio e parcialidade, reconhecendo a violação de direitos fundamentais.

Da Redação

terça-feira, 21 de maio de 2024

Atualizado às 20:12

O ministro Dias Toffoli, do STF, concedeu pedido a Marcelo Odebrecht para estender a ele os efeitos de decisões anteriores que reconheciam a violação de direitos fundamentais de investigados na operação Lava Jato. 

As decisões declararam a nulidade de atos processuais praticados pela força-tarefa da Lava Jato e pelo ex-juiz federal Sergio Moro, devido a evidências de conluio e parcialidade.

O caso

Marcelo Odebrecht solicitou a extensão das decisões baseando-se em diálogos revelados pela Operação Spoofing, que evidenciaram conluio entre a força-tarefa da Operação Lava Jato e o ex-juiz federal Sérgio Moro. 

Anteriormente, o STF já havia concedido acesso aos diálogos da operação Spoofing a todos os investigados na Lava Jato e reconhecido a parcialidade do juízo da 13ª vara Federal de Curitiba.

Além disso, o STF declarou a nulidade absoluta de todos os atos praticados pela Lava Jato e por Moro, determinando o trancamento das persecuções penais instauradas.

A defesa de Marcelo Odebrecht alegou que os diálogos revelados na Spoofing evidenciam fraude e conluio entre acusação e julgador, comprometendo seus direitos fundamentais. 

 (Imagem: Antonio Augusto/SCO/STF)

Toffoli derruba atos contra Marcelo Odebrecht.(Imagem: Antonio Augusto/SCO/STF)

O ministro Dias Toffoli, ao analisar o pedido, destacou que "os diálogos revelam contatos ilícitos com autoridades estrangeiras, utilização de reiteradas ordens de prisão preventiva e denúncias para forçar acordos de colaboração, violando direitos fundamentais". 

Em sua decisão, Toffoli ressaltou que as medidas persecutórias continuaram mesmo durante negociações de acordos, prejudicando a imparcialidade e a legalidade do processo.

Com base nesses fatos, determinou a extensão das decisões anteriores, reconhecendo a violação dos direitos de Marcelo Odebrecht e reiterando a nulidade dos atos praticados pela força-tarefa da Operação Lava Jato e pelo ex-juiz Sergio Moro. 

  • Processo: Pet 12.357

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA