MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ manda TJ/SP rever regra e dar mais prazo para pagamento de guias
Pagamento de guia

CNJ manda TJ/SP rever regra e dar mais prazo para pagamento de guias

Hoje, vencimento é no mesmo dia da emissão. Alteração deve dar ao menos cinco dias para pagamento.

Da Redação

terça-feira, 28 de maio de 2024

Atualizado às 17:14

O TJ/SP deve rever sistema de guias para aumentar o prazo de vencimento, possibilitando o mínimo de cinco dias de prazo entre a emissão da guia e seu pagamento. Assim determinou o CNJ, ao dar à Corte o prazo de 60 dias para adequação.

Na sessão desta terça-feira, 28, os conselheiros analisaram pedido de providências contrário ao comunicado 89/22, do TJ/SP, o qual alterou a sistemática das guias DARE. Segundo o ato, as guias emitidas no portal de custas, recolhimentos e depósitos destinadas a processos de 1º e 2º graus, vencerão no dia de sua emissão, ressalvados os casos em que a emissão ocorrer em dia não útil.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP deve dar mais prazo para pagamento de guias, decide CNJ.(Imagem: Freepik)

A OAB/SP, juntamente com mais seis entidades representativas da advocacia, acionou o órgão por entender que a norma impugnada configura-se inconstitucional e ilegal. De acordo com a presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini, o novo prazo já está inviabilizando o exercício profissional e dificultando o acesso à Justiça.

A análise do processo foi iniciada em sessão virtual, quando o relator, então conselheiro Marcio Luiz Freitas, julgou procedente o pedido para determinar que o TJ/SP alterasse seu sistema de guias, possibilitando, no mínimo, 5 dias de prazo para pagamento. Ele sugeriu dar ao Tribunal 45 dias para adequação. O voto foi acompanhado por Marcello Terto, Luis Felipe Salomão, Giovanni Olsson, Pablo Barreto e João Paulo Schouquer.

Em nova composição do conselho, a conselheira Daniela Madeira herdou o processo, e figura agora como relatora.

A análise foi retomada em plenário físico nesta terça-feira pelo conselheiro José Rotondano. Ele também acompanhou o relator, entendendo pela necessidade da mudança, mas sugeriu dar um prazo maior ao Tribunal para que faça a adequação – entre 60 e 90 dias.

Após o ministro Barroso consultar o diretor do TI do CNJ sobre o que seria um prazo razoável, os conselheiros concordaram com a fixação de 60 dias.

Prazo exíguo

Falando pela OAB, dr. Mansour Karmouche destacou que alguns tribunais têm declarado a deserção das apelações que não são pagas pela parte, entre eles o TST. “Então, quando você joga a responsabilidade para o advogado, e esse prazo exíguo acaba sobrando nas costas do advogado, isso acaba gerando um outro problema, que declarem o recurso deserto. Vejo isso como periclitante. (...) Todos os tribunais do Brasil têm prazo para juntada dessas guias pagas.”

Em sustentação oral pelo TJ/SP, a advogada Pilar Alonso Lopes Sid observou que o sistema judicial do TJ não se comunica diretamente com os bancos, mas com a secretaria estadual da Fazenda. Assim, tecnicamente, não é possível se realizar o mesmo arranjo feito em outros tribunais. Ela pedia que fosse concedido prazo de nove meses para adequação. 

  • Processo: 0003803-49.2022.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA