MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes suspende lei do RJ que obriga escolas a estenderem promoção a cliente antigo
Educação

Moraes suspende lei do RJ que obriga escolas a estenderem promoção a cliente antigo

Liminar do ministro será submetida a referendo do plenário.

Da Redação

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Atualizado às 10:51

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, deferiu liminar para suspender a aplicação de lei do Estado do Rio de Janeiro que obrigava instituições privadas de ensino a estenderem a clientes já existentes os mesmos benefícios e promoções disponibilizados a novos clientes.

A medida cautelar foi proferida na ADIn 7.657, movida pela Confenen - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, e ainda será examinada pelo plenário do STF.

 (Imagem: Freepik)

Moraes suspende lei do RJ que obriga escolas a permitirem promoção a clientes antigos.(Imagem: Freepik)

A lei 10.327/24 modificou o artigo 1º, parágrafo único, inciso VI, da lei estadual 7.077/15. Com a mudança, passou-se a exigir que todos os prestadores de serviços educacionais privados, em qualquer nível e incluindo atividades extracurriculares como academias de ginástica, ofereçam aos clientes preexistentes as mesmas condições oferecidas aos novos durante promoções e na adesão de planos.

Na análise preliminar, o ministro Alexandre de Moraes considerou que a lei do Rio de Janeiro ultrapassou os limites da competência estadual para legislar concorrentemente sobre consumo e contrariou a lei Federal 9.870/99, que rege os preços dos serviços educacionais privados. Segundo esta legislação Federal, é facultado às instituições de ensino privado definir diferentes condições contratuais para a oferta de vantagens e benefícios aos seus alunos.

Jurisprudência

Em 2021, o plenário da Corte, em julgamento virtual de uma ADIn, já havia julgado inconstitucional lei estadual que impõe aos prestadores privados de serviços de ensino a obrigação de estender o benefício de novas promoções aos clientes preexistentes. Relembre aqui.

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...