MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz valida justa causa por negligência de gerente em financiamentos fraudados
Negligência

Juiz valida justa causa por negligência de gerente em financiamentos fraudados

Para o magistrado, funcionária falhou em observar procedimentos internos essenciais à prevenção de fraude.

Da Redação

terça-feira, 11 de junho de 2024

Atualizado às 13:53

O juiz do Trabalho João Carlos Travassos Teixeira Pinto, da 5ª vara de Belém/PA, validou a justa causa aplicada a ex-gerente de relacionamento de veículos do banco BV acusada de negligência em uma série de fraudes financeiras.

A decisão enfatizou a severidade das faltas cometidas pela gerente, incluindo desídia e atos de indisciplina ao autorizar financiamentos fraudulentos.

Fraude na gestão

A ex-funcionária buscou a Justiça alegando que trabalhou no banco de 2018 a 2022, e que atuou em jornada extraordinária e sem intervalo, sem receber incorporação de parcelas variáveis, e postulou verbas trabalhistas.

O banco, por sua vez, afirmou que ela foi dispensada por faltas graves, após investigação que constatou mais de dez financiamentos fraudulentos autorizados em sua gestão.

 (Imagem: Freepik)

Juiz valida justa causa a gerente de banco acusada de negligência em fraudes.(Imagem: Freepik)

A defesa da ex-gerente argumentou que muitos dos procedimentos de verificação eram realizados por empresas terceirizadas e que não havia como ela ter pleno conhecimento das irregularidades nos financiamentos.

Contudo, o juiz destacou que, dadas as circunstâncias e o aumento repentino no número de operações fraudulentas, era esperado que uma gerente experiente detectasse as irregularidades.

Ele entendeu que a funcionária falhou em observar os procedimentos internos de controle e verificação, essenciais para a prevenção de fraudes, especialmente no que tange à confirmação da existência e procedência dos veículos financiados.

Além de rejeitar a reversão da justa causa, o tribunal negou outros pedidos da reclamante, incluindo horas extras, repousos semanais remunerados e indenização por danos morais, reafirmando a legalidade da conduta do banco em face das faltas graves cometidas pela gerente.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA