MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Do Direito à Democracia"

Resultado do sorteio da obra "Do Direito à Democracia"

Da Redação

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Atualizado em 21 de junho de 2007 11:21


Sorteio de obra

Migalhas teve a honra de sortear três exemplares da obra "Do Direito à Democracia" (Lúmen Júris, 231 p.) escrita e generosamente oferecida por Fernando Barbalho Martins. Confira os vencedores abaixo.

Sobre a obra:

Neste momento em que o Brasil se vê mais uma vez afogado no lamaçal da corrupção, chega às livrarias de todo o país "Do Direito à Democracia: Neoconstitucionalismo, Princípio Democrático e a Crise no Sistema Representativo", primeiro livro de autoria do advogado, professor e Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Barbalho Martins.

Sem perder de vista o cunho técnico-jurídico inerente ao esclarecimento "das inovações doutrinárias que vêm transformando o Direito Público brasileiro para demonstração das incongruências da legislação e da jurisprudência político-eleitorais do país", o autor-egresso do movimento estudantil e que se engajou na campanha pelo impeachment de Fernando Collor - utiliza-se de uma linguagem de fácil compreensão, capaz de elucidar dúvidas e contribuir para formar opinião acerca dos processos que envolvem a escolha dos nossos representantes políticos, tornando o livro um atrativo instrumento de reflexão.

Nas 231 páginas que compõem a obra lançada pela Editora Lúmen Júris, Barbalho também coloca em questão "a timidez do Poder Judiciário que não tem hesitado em invadir a esfera administrativa para inverter, muitas vezes corretamente, prioridades de diversos programas governamentais, mas que se retrai na condenação da infidelidade partidária e dos históricos de improbidade de inúmeros candidatos e detentores de mandatos políticos". E por fim, propõe parâmetros doutrinários para a delimitação do direito a um Estado Democrático, discute os vícios que vão da desigualdade do valor dos votos dos brasileiros à ficção dos domicílios eleitorais dos candidatos e sugere reflexões acerca de possíveis soluções concretas para cada uma das situações descritas.

"O lançamento não poderia encontrar momento mais oportuno: enquanto nossos vizinhos latino-americanos voltam a flertar com a tentação salvacionista do caudilhismo, novos escândalos revelam as raízes da corrupção em nosso país e nos levam a descrer, cada vez mais, de nossos representantes e a vislumbrar a necessária e urgente aprovação de uma reforma política. Este livro é uma profissão de fé na democracia, indo buscar no Estado de Direito criado pela Constituição de 1988 as ferramentas para a superação dos vícios partidários e eleitorais que ciclicamente desviam o país da normalidade política", esclarece Barbalho.

Sobre o autor:

Fernando Barbalho Martins é Mestre em Direito Público pela universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2000, tendo exercido os cargos de Procurador-Assistente das Procuradorias Trabalhista e de Pessoal e de Procurador-Assessor do Procurador-Geral. Atualmente é Procurador-Assistente da Procuradoria de Serviços Públicos. Sócio de Advocacia Espíndola, Barbalho & Bucar desde junho de 2001, atua nas áreas de Direito Público e do Trabalho. Professor do Núcleo de Treinamento Tecnológico e dos programas de Pós-Graduação da Universidade Cândido Mendes, da UniverCidade, da Fundação Getúlio Vargas e da Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro.

_______

 Resultado:

  • Luis Renato Martins de Almeida, do escritório MAM Advogados Associados, de Curitiba/PR.
  • Daniel Thiago da Silva, de Patos de Minas/MG.
  • Eduardo Fortunato Bim, da Unilever, de Campinas/SP.

_______

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...