MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/AL derruba lei que obrigava mulher a ver feto antes de aborto legal
Aborto

TJ/AL derruba lei que obrigava mulher a ver feto antes de aborto legal

Lei 7.492/23 já estava suspensa desde janeiro deste ano.

Da Redação

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Atualizado às 11:02

O Pleno do TJ/AL declarou inconstitucional a lei 7.492/23, que obrigava mulheres que buscavam o aborto legal na rede pública de Maceió a verem, de forma detalhada, inclusive com imagens, o desenvolvimento do feto semana a semana. A lei também exigia que as mulheres vissem como o procedimento seria realizado. A decisão foi proferida nesta terça-feira, 11.

A referida lei já estava suspensa liminarmente desde janeiro deste ano, por decisão do Pleno do TJ/AL. De acordo com o relator do processo, Fábio Ferrario, o município de Maceió não tem competência para legislar sobre a matéria.

O desembargador destacou que o direito ao aborto legal é assegurado no ordenamento jurídico brasileiro. "Essa lei municipal retirava a autonomia e acentuava o sofrimento psicológico das mulheres", ressaltou Ferrario em seu voto, sendo acompanhado por unanimidade.

 (Imagem: Freepik)

TJ/AL derruba lei que obrigava mulher a ver feto antes de aborto legal.(Imagem: Freepik)

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pela Defensoria Pública de Alagoas. Para o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro, a lei municipal feria a dignidade das mulheres e ofendia a Constituição do Estado. "Essa é uma matéria de Direito Penal que compete à União legislar, não ao município."

Segundo o advogado Igor Franco, representante da OAB/AL, nem mesmo as Procuradorias do município e da Câmara de Vereadores defenderam a constitucionalidade da norma. "Com essa lei, só se alcançava revitimizar as mulheres durante o procedimento."

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...