MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1: Cabe ao Poder Executivo conceder visto a estrangeiro no Brasil
Competência exclusiva

TRF-1: Cabe ao Poder Executivo conceder visto a estrangeiro no Brasil

Colegiado considerou que a concessão de vistos é um ato administrativo do Poder Executivo, sobre o qual o Judiciário não pode interferir.

Da Redação

sábado, 15 de junho de 2024

Atualizado às 22:17

A 11ª turma do TRF da 1ª região rejeitou a apelação de um haitiano residente no Brasil que buscava garantir o ingresso de sua esposa no país sem a necessidade de visto, utilizando o instituto da "reunião familiar" previsto na Lei de Migração (lei 13.445/17).

O haitiano argumentou que tentou trazer sua esposa por meio do visto de reunião familiar, conforme o art. 4 da Lei de Migração, e que enviou diversos ofícios a várias autoridades sem sucesso.

Em resposta, a União defendeu que a concessão de liminares para o ingresso de haitianos deve ser considerada apenas em circunstâncias extremamente excepcionais, respeitando a separação dos poderes, e que não há direito ao ingresso no Brasil sem o cumprimento das normas migratórias.

 (Imagem: Freepik)

TRF-1: Autorização para entrada de estrangeiro no Brasil é competência do Poder Executivo, sem interferência do Judiciário.(Imagem: Freepik)

O relator do caso, juiz Federal convocado Clodomir Sebastião Reis, destacou que a concessão de vistos é um ato administrativo do Poder Executivo, sobre o qual o Judiciário não pode interferir.

O magistrado reconheceu a grave crise humanitária no Haiti, resultante de desastres naturais, instabilidade política e social e alta violência, mas afirmou que essa situação, embora trágica, não justifica a intervenção judicial. Segundo ele, essa realidade afeta milhões de haitianos, não havendo elementos no caso que diferenciem a situação do apelante das demais.

Assim, por estes fundamentos, decidiu manter a sentença que negou o direito ao ingresso da esposa do haitiano no Brasil sem visto, reafirmando a necessidade de cumprimento das normas estabelecidas pela Lei de Migração.

O colegiado acompanhou o entendimento. 

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...