MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PE

Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/PE

Da Redação

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Atualizado às 08:18


OAB/PE

Criação da comissão de Propriedade Intelectual

Quando o direito sobre marcas, patentes, autoria de músicas, reprodução de obras literárias, pirataria são temas em pauta nas importantes rodas de discussão, a Ordem dos Advogados - seccional Pernambuco toma relevante iniciativa. A entidade agora criou uma Comissão de Propriedade Intelectual - PI, que está em busca do crescimento de grupos de estudo sobre o tema e fomentando a especialização em escritórios.

Para essa nova empreitada, Mônica Lustosa, coordenadora da divisão de Propriedade Intelectual do escritório Siqueira Castro Advogados do Recife, foi escolhida presidente da comissão. "Ela traz o know-how de suas experiências advogando, além de ser uma líder na região, levantando essa bandeira através da Associação Nordestina de Propriedade Intelectual - Anepi, da qual faz parte e já presidiu", explica Jayme Asfora, presidente da OAB/PE.

Por que discutir sobre PI ? Por definição, a expressão genérica pretende garantir a inventores, ou responsáveis por qualquer produção do intelecto, o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual - OMPI, estão relacionadas ao termo as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio. "Proteger a propriedade intelectual é um meio de assegurar o direito exclusivo de exploração econômica do fruto da atividade criativa", resume Mônica Lustosa.

E por que a OAB/PE toma agora as rédeas da discussão ? Segundo Jayme Asfora, PI é um segmento em crescimento e nunca a entidade tinha discutido o assunto. "O tema envolve defesa dos interesses da sociedade, porque, quando não levado a sério, culmina na proliferação de produtos e marcas piratas - o que é ruim para os criadores, artistas, indústria e para o desenvolvimento", acrescenta Asfora.

A comissão da OAB/PE também vai levar o bate-papo sobre Propriedade Intelectual para as 24 faculdades em Pernambuco que oferecem o curso de Direito. "É notória a carência de profissionais especializados no Estado. Mas não estamos dispostos a ajudar na formação apenas de advogados; é importante desenvolver a defesa jurídica na área por completo, envolvendo juízes e promotores também", finaliza Jayme Asfora.

______________________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...