MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes avalia efeitos da descriminalização e suposto ativismo do STF
Descriminalização da maconha

Gilmar Mendes avalia efeitos da descriminalização e suposto ativismo do STF

Na visão do ministro, as prisões vão diminuir e os usuários serão tratados como doentes, em vez de criminosos.

Da Redação

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Atualizado em 27 de junho de 2024 09:13

O ministro Gilmar Mendes, do STF, em entrevista exclusiva ao Migalhas, comentou a decisão da Corte de descriminalizar o porte de drogas para uso pessoal. Para o ministro, não se trata fundamentalmente de pura descriminalização, e sim de manter a infração como administrativa.

"Portanto, entendemos que o legislador poderá estabelecer regras, por exemplo, até de recolhimento e outras penalidades administrativas", disse. Segundo Gilmar, o tribunal partiu da premissa de que o viciado é um doente que precisa de ter tratamento de saúde e que tudo precisa ser devidamente estruturado.

Para o ministro, ainda, a impressão é de que haverá uma redução das prisões especialmente dos "crimes de pequena monta". "O portador de drogas que às vezes compõe uma estatística policial. 1/3 dos presos hoje no Brasil é de pessoas que se envolveram com drogas e uma boa parte é de pessoas que portavam quantidades pouco significativas."

Perguntado sobre um possível ativismo judicial pelo STF neste caso, o ministro destacou que não há. Ele explicou que a própria lei em vigor, de 2006, já previa a despenalização no que diz respeito ao usuário, mas ela mantinha penas, inclusive a pena de prestação de serviço à comunidade.

"O entendimento que subsistiu até mesmo do Supremo é de que se o usuário fosse condenado no futuro ele era considerado reincidente. Isto obviamente o joga numa página negra, ele fica, na verdade, com antecedentes criminais. Por isso que o tribunal está sendo provocado e por isso que veio uma arguição de inconstitucionalidade dizendo que a lei, ao criminalizar o uso, ela, na verdade, foi além daquilo que a gente pode considerar proporcional."

Por fim, finalizou reafirmando que antes tratava-se um doente como criminoso, quando na verdade é uma pessoa viciada.

A descriminalização

O STF decidiu que a posse de até 40 gramas de maconha ou seis plantas-fêmeas será considerada para uso pessoal, diferenciando-se do tráfico de drogas. Esta decisão, inspirada na legislação uruguaia, estabelece que o porte para uso próprio será tratado como ilícito administrativo, não penal, eliminando consequências criminais e se limitando a sanções administrativas.

A medida visa descriminalizar o porte de maconha para uso próprio, enfatizando que se trata de uma questão de saúde pública, não de segurança.

Durante a sessão que definiu a discriminalização, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, destacou a competência do STF em julgar o tema e definir os critérios que separam o uso do tráfico, já que o Supremo é frequentemente demandado em habeas corpus que questionam prisões relacionadas a drogas.

O artigo 28 da lei 11.343/06 foi interpretado de forma a eliminar quaisquer efeitos penais.

A tese formulada pelo STF estabelece que a posse de cannabis para uso pessoal não configura infração penal, embora seja ilícito administrativo. As sanções administrativas incluem advertências sobre os efeitos da droga e a participação em programas educativos.

Em casos de posse para consumo pessoal, a autoridade policial deve apreender a substância e notificar o indivíduo para comparecer em juízo, sem prisão em flagrante ou termo circunstanciado.

O Supremo também determinou que o CNJ, em articulação com outras entidades governamentais, adote medidas para implementar a decisão, incluindo a criação de protocolos para audiências de usuários e dependentes e a promoção de políticas públicas voltadas ao tratamento e reinserção social de dependentes.

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordará o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...