MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP está otimista com inauguração do Fórum Digital da Freguesia do Ó

OAB/SP está otimista com inauguração do Fórum Digital da Freguesia do Ó

Da Redação

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Atualizado às 08:04


OAB/SP

Inauguração do Fórum Digital da Freguesia do Ó

"A inauguração do Fórum Regional na Freguesia do Ó, totalmente informatizado, é um marco na história da Justiça do Estado. Não estamos inaugurando mais um fórum, mas dando um passo para o futuro, no qual a tramitação do papel dará lugar à tramitação eletrônica, digitalizada. Os advogados poderão peticionar pela Internet e usar a Certificação eletrônica disponibilizada pela OAB; os servidores terão seus cartórios aliviados do atendimento nos balcões e teremos a íntegra das decisões publicadas eletronicamente. Este é um novo tempo, em que São Paulo serve de exemplo para o país". Com estas palavras o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, avaliou a importância do novo Fórum Regional Nosso Senhora do Ó, na Freguesia do Ó, que terá três varas cíveis e uma de Família e Sucessões e começa a funcionar no dia 2 de julho. Estima-se que a nova unidade do Judiciário atenderá uma população de um milhão de pessoas, abrangendo os bairros do Limão, Freguesia do Ó, Cachoeirinha, Brasilândia, Perus e parte do Jaraguá.

O presidente da OAB/SP também parabenizou o Tribunal de Justiça, governo do Estado, Ministério Público e advogados presentes. "Esta advocacia operosa foi mola propulsora para termos este momento tão importante. Os advogados clamavam por este experiência digital, que vem trazer a oportunidade de mudar este quadro de angustia vivido pelos juizes, promotores, advogados e população como medida eficaz, real a combater a morosidade e as dificuldades enfrentadas pela Justiça do Estado. A tramitação do papel estará dando lugar à tramitação eletrônica, sendo que a OAB/SP já disponibiliza a Certificação Eletrônica", concluiu.

A presidente da Subsecção da Lapa, Helena Maria Diniz, estima que o novo fórum vai desafogar a Lapa, contribuindo para uma redução do movimento processual em 45% no prazo de 6 meses. "Aqui temos uma média de 7 mil processos por juiz. Neste novo Fórum da Nossa Senhora do Ó será tudo on-line e a Seccional e a Subsecção da Lapa irá oferecer cursos para que os advogados possam dominar o procedimento on-line", avalia Diniz, que espera que o tempo do processo digital seja reduzido em dois terços, comparado com a tramitação normal.

O desembargador Celso Limongi, afirmou que os primeiros passos para uma revolução estavam sendo dados na inauguração do fórum regional e no combate à ao mal mais resistente do qual padece o judiciário - a morosidade na prestação jurisdicional."O novo fórum poderá reduzir em 70% o tempo gasto no processo. A digitalização é um marco histórico e revolucionário, o Judiciário será outro, a semente foi lançada. Tenho a sensação de vitória", ponderou.

______________

_______________