MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: Projeto de lei criminaliza comércio de cigarro eletrônico
Saúde

Câmara: Projeto de lei criminaliza comércio de cigarro eletrônico

A proposta de autoria da deputada Flávia Morais, prevê pena de detenção de um a três anos e multa para os infratores.

Da Redação

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Atualizado às 17:50

A Câmara dos Deputados analisa o PL 2158/24, que propõe criminalizar a fabricação, importação e comercialização de cigarros eletrônicos, conhecidos como vape ou "pod". De autoria da deputada Flávia Morais, a proposta altera o Código Penal, prevendo pena de detenção de um a três anos e multa para os infratores. O texto também proíbe o consumo desses dispositivos em ambientes coletivos, mesmo que parcialmente abertos.

A comercialização de vapes já é proibida no Brasil desde 2009 por resolução da Anvisa. Neste ano, a agência reforçou a proibição, prometendo intensificar a fiscalização e as campanhas de conscientização sobre os riscos do uso. A deputada Flávia Morais destaca a importância de ampliar a conscientização sobre os perigos do tabagismo e do uso de cigarros eletrônicos. Para ela, é neccessário "incentivar as pessoas a pararem de fumar para melhorar a saúde pública".

 (Imagem: Freepik)

Projeto da Câmara criminaliza comércio de cigarro eletrônico.(Imagem: Freepik)

O consumo do cigarro eletrônico está associado a diversos problemas de saúde, como câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, além da Evali (lesão pulmonar associada ao uso de vapes e pods). Apesar da proibição, o Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023) revelou que 4 milhões de brasileiros já utilizaram cigarro eletrônico. A Organização Mundial da Saúde aponta ainda que o uso é mais frequente entre adolescentes de 13 a 15 anos.

A proposta seguirá para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.