MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Associação de atacadistas não consegue reduzir base de cálculo do PIS/Cofins
Tributo

Associação de atacadistas não consegue reduzir base de cálculo do PIS/Cofins

Magistrado destacou que dispositivo que garantiria o benefício foi revogado por lei de 2023.

Da Redação

domingo, 28 de julho de 2024

Atualizado em 26 de julho de 2024 16:45

A Justiça Federal negou pedido da ADAC - Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses para que os associados pudessem excluir subvenções para investimentos da base de cálculo do PIS e da Cofins. As subvenções em questão são previstas no RICMS do Estado.

Decisão é do juiz Federal Rodrigo Koehler Ribeiro, da 9ª vara de Florianópolis/SC, em resposta a mandado de segurança impetrado contra os delegados da Receita Federal em Santa Catarina.

 (Imagem: Freepik)

Atacadistas não conseguem reduzir base de cálculo do PIS/Cofins.(Imagem: Freepik)

A ADAC fundamentou sua solicitação em dispositivos das leis 10.637/02 e 10.833/03. No entanto, tais dispositivos foram revogados pela lei 14.789, de 2023. Ademais, o magistrado observou que a associação não demonstrou o direito ao benefício em período anterior à revogação da legislação.

Em sua decisão, o juiz citou a argumentação da autoridade coatora, afirmando que "não é possível afirmar que as associadas da impetrante apuram e aproveitam incentivos fiscais de ICMS concedidos por Estados da Federação e tão pouco, que são destinadas para investimentos". A ADAC pleiteava a restituição dos valores recolhidos nos últimos cinco anos.

O juiz também considerou que a entidade autora não apresentou a totalidade das provas de forma antecipada, requisito imprescindível em sede de mandado de segurança. "Sequer a legislação estadual que embasa o pedido foi juntada à inicial; tampouco qualquer comprovante de deferimento de benefício fiscal aos associados da impetrante."

Leia a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA