MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do Sorteio da obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora"
Promoção

Resultado do Sorteio da obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora"

A obra ressalta a pertinência do manejo de medidas de fomento público.

Da Redação

terça-feira, 23 de julho de 2024

Atualizado em 29 de agosto de 2024 15:46

A obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora" (Editora Lumen Juris 198p.) escrita por Bruna Souza da Rocha, ressalta a pertinência do manejo de medidas de fomento público.

A onipresença das novas tecnologias, cada vez mais sofisticadas e integradas, tem impactado profunda e rapidamente a vida econômica e social em um movimento disruptivo conhecido como a Quarta Revolução Industrial. Nesse contexto, os governos são desafiados a entender como podem se apropriar dos avanços tecnológicos que surgem constantemente e controlar as externalidades resultantes, abrindo caminho para diferentes concepções de cidades inteligentes. Essas cidades são caracterizadas pelo uso intensivo de tecnologia em suas infraestruturas e funcionalidades.

Para que as cidades brasileiras alcancem esse status, é essencial que a inovação tecnológica seja incorporada à economia e faça parte do cotidiano urbano. Isso destaca a importância de medidas de fomento público, especialmente por parte dos municípios que enfrentam restrições fiscais e orçamentárias. A Lei da Inovação, nesse sentido, oferece mecanismos e estruturas poderosas para estimular a iniciativa privada a atuar na economia urbana e difundir novas tecnologias. Essa atuação deve ser liderada pelo Estado, por meio de planejamento econômico e formulação adequada de políticas públicas.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Sorteio da obra "Cidades Inteligentes e Lei da Inovação - Fomento Público como Medida Propulsora"(Imagem: Arte Migalhas)


Sobre a autora

Bruna Souza da Rocha é advogada. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Direito Econômico pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

-----

Ganhadores da obra:

  • Acácio Paulino, de São Paulo/SP
  • Ariel de A.G. Coelho Rocha, de Poços de Caldas/MG
  • Dávio Antonio Prado Zarzana, de Jardim Prudência/SP

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...