MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juros de 3,16% é abusivo se taxa média de mercado é 2,13%, fixa juiz
Taxa de juros

Juros de 3,16% é abusivo se taxa média de mercado é 2,13%, fixa juiz

Juiz determinou a redução da taxa de juros para a média de mercado, fixando-a em 2,13% ao mês e 29,1749% ao ano.

Da Redação

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Atualizado às 12:30

Banco deve reduzir taxa de juros remuneratórios e ressarcir as importâncias cobradas acima da taxa média de mercado. Assim decidiu o juiz de Direito Eugênio Giongo, da 3ª vara Cível de Toledo/PR, ao observar a abusividade na cobrança dos juros remuneratórios ao excederem 1,5 vezes a média em relação à publicada pelo Banco Central.

A autora da ação celebrou uma cédula de crédito bancário com o banco. Após análise realizada por um profissional particular, identificou-se que o banco efetuou a cobrança de juros capitalizados na forma composta sem prévia pactuação, além de ter cobrado taxa de juros diversa da informada no contrato e acima da taxa média de mercado.

Assim, a cliente requereu a revisão das cláusulas contratuais e o ressarcimento em dobro dos valores pagos indevidamente.

 (Imagem: Freepik)

Juiz reconhece abuso em juros acima de 1,5 vez a taxa média de mercado.(Imagem: Freepik)

A decisão, proferida pelo juiz, reconheceu a aplicação do CDC ao caso e a inversão do ônus da prova em favor da autora. A sentença destacou que a cobrança de juros remuneratórios superior a 1,5 da taxa média de mercado caracteriza abuso de direito, conforme jurisprudência consolidada pelo STJ.

Foi constatado que a taxa de juros mensal pactuada de 3,16% mensal e 45,25% ao ano era superior à taxa média de mercado divulgada pelo Banco Central para a modalidade de crédito em questão, que era de 2,13% ao mês e 29,1749% ao ano.

Assim, o juiz determinou a redução da taxa de juros para a média de mercado, fixando-a em 2,13% ao mês e 29,1749% ao ano.

O banco foi condenado, ainda, a restituir à autora todas as importâncias cobradas acima dessa taxa, corrigidas pelo INPC desde as indevidas cobranças e acrescidas de juros de mora de 1% ao mês, a partir da citação.

  • Processo: 0002042-39.2024.8.16.0170

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA