MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes autoriza investigar prefeito que sugeriu colocá-lo em guilhotina
Polêmica

Moraes autoriza investigar prefeito que sugeriu colocá-lo em guilhotina

Ministro do STF autorizou que PF investigue prefeito de Farroupilha/RS por incitação ao crime.

Da Redação

terça-feira, 30 de julho de 2024

Atualizado às 17:41

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou a abertura de investigação contra o prefeito de Farroupilha/RS, Fabiano Feltrin, por incitação ao crime ao sugerir colocá-lo na guilhotina. A decisão atendeu a um pedido da PGR e o caso foi encaminhado à PF.

Na última semana, Feltrin afirmou, em transmissão ao vivo pelo Instagram, que se fosse fazer uma homenagem a Moraes, esta seria colocá-lo na guilhotina. "É só botar ele aqui na guilhotina, ó. Tá aqui a homenagem pra ele", disse o prefeito, enquanto encenava uma decapitação na réplica de uma guilhotina. O ato ocorreu durante visita a Farroupilha do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estava próximo ao prefeito.

Posteriormente, Feltrin divulgou uma nota negando qualquer incitação, alegando tratar-se de "uma brincadeira" com o nome de Moraes. "Embora eu seja de fato um crítico de sua atuação como magistrado, é inadequada qualquer alusão a atos de violência. Alusão semelhante já foi usada em outro momento pelo próprio ministro, mas isso não exime o equívoco ao qual reitero meu pedido de desculpas. A fala, portanto, não refletiu nenhuma vontade pessoal ou qualquer espécie de incitação. Minha trajetória mostra que sempre respeitei as pessoas e as instituições – e assim quero prosseguir", defendeu-se o prefeito.

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, acionou o STF e solicitou a investigação contra o prefeito "diante da gravidade da conduta". No pedido, o PGR mencionou investigações sobre a existência de uma organização criminosa responsável por ataques sistemáticos a seus adversários, ao sistema eleitoral e às instituições públicas, por meio da propagação de notícias falsas e estímulo à violência contra autoridades da República.

Na decisão, Moraes deu prazo de 60 dias para a Polícia Federal concluir as investigações e retirou qualquer sigilo sobre o caso.

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram