MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-3 manda União custear medicamento para criança com nanismo
Saúde

TRF-3 manda União custear medicamento para criança com nanismo

Decisão foi baseado em laudo médico que comprova a necessidade do tratamento com o remédio.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atualizado às 11:20

A 3ª turma do TRF da 3ª região manteve decisão que obrigou a União a fornecer o medicamento Voxzogo (com princípio ativo Vosoritida) para uma criança com acondroplasia, uma condição óssea conhecida como nanismo. A decisão foi baseada em um laudo médico que demonstrou a necessidade do tratamento para a criança.

A ação foi movida contra a União para obter o remédio Voxzogo quando a criança tinha três anos, sendo que o medicamento é indicado para uso a partir dos dois anos de idade. A 1ª vara Federal de Dourados/MS determinou o fornecimento do medicamento, mas a União recorreu ao TRF-3.

 (Imagem: Freepik)

União deve fornecer medicamento a criança com nanismo.(Imagem: Freepik)

Em novembro de 2023, uma decisão monocrática da desembargadora Federal Adriana Pileggi, relatora do processo, manteve a concessão do medicamento. A União então entrou com novo recurso, alegando falta de comprovação de benefícios do remédio, custo elevado para o erário e ausência de imprescindibilidade do tratamento.

A relatora analisou o caso seguindo o entendimento do STJ e do TRF-3, que estabelecem critérios para a concessão gratuita de medicamentos de alto custo não incorporados ao SUS. Esses critérios incluem um laudo médico fundamentado sobre a necessidade do medicamento e a ineficácia dos fornecidos pelo SUS; incapacidade financeira para custeio; e registro na Anvisa.

O laudo médico apresentado no caso indicava que o Voxzogo pode melhorar o crescimento esquelético e o desenvolvimento da criança para se aproximar do de uma pessoa sem acondroplasia. Além disso, o medicamento pode prevenir prejuízos funcionais, problemas nos membros, cotovelos, perda auditiva, limitações nas mãos, atraso motor, necessidade de cirurgias para correção de complicações, entre outros.

A 3ª turma, por unanimidade, negou o pedido da União e determinou o fornecimento da medicação, afirmando que a decisão monocrática observou os limites definidos no dispositivo processual aplicável.

Informações: TRF-3.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...