MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST decide que MPT possui legitimidade para ser réu em ação revisional
Polo passivo

TST decide que MPT possui legitimidade para ser réu em ação revisional

Para 2ª turma, se o MPT pode ajuizar ações civis públicas, também pode responder pelas ações revisionais opostas a elas.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atualizado às 16:24

A 2ª turma do TST decidiu que o MPT possui legitimidade para figurar como réu em ação revisional. A ação foi interposta por empresa contra decisão em ação civil pública que havia a condenado por terceirização ilícita.

O MPT ajuizou a ação civil pública contra a empresa em 2002, alegando terceirização ilícita. O TRT da 3ª região condenou a empresa e a proibiu de terceirizar serviços relacionados à sua atividade-fim, especialmente as de florestamento, reflorestamento e transformação do carvão vegetal. Em 2021, a empresa apresentou a ação revisional contra o MPT argumentando que, em 2019, o STF havia reconhecido a licitude da terceirização em atividades fim e meio.

Tanto o primeiro grau quanto o TRT consideraram que a ação deveria ter sido apresentada contra a União. De acordo com o Regional, o MPT, embora possa ajuizar ações, é um órgão administrativo da União, sem personalidade jurídica. No entanto, a ministra Liana Chaib, relatora do recurso de revista da empresa, assinalou que a melhor interpretação sobre a atuação jurisdicional do MPT é a que dá máxima efetividade às suas funções institucionais - a defesa da ordem jurídica.

 (Imagem: Flickr/TST)

MPT tem legitimidade para figurar polo passivo de ação revisional, decide TST.(Imagem: Flickr/TST)

Para a ministra, a legitimidade passiva (possibilidade de responder a uma ação) deriva de sua legitimidade ativa, ou seja, se o MPT pode ajuizar ações civis públicas, também pode responder pelas ações revisionais opostas a elas.

O entendimento foi unânime, e o colegiado determinou o retorno do processo à vara do Trabalho para que julgue a ação.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA