MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ confirma afastamento de desembargadores do Mato Grosso e Paraná
Justiça

CNJ confirma afastamento de desembargadores do Mato Grosso e Paraná

Plenário ratificou determnação do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Da Redação

domingo, 4 de agosto de 2024

Atualizado às 11:43

Plenário do CNJ confirmou, por unanimidade, o afastamento imediato dos desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, do TJ/MT, conforme determinado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

O colegiado também ratificou o afastamento do desembargador Luis Cesar de Paula Espíndola, do TJ/PR.

Em Mato Grosso, a decisão da Corregedoria decorre da investigação sobre os vínculos entre os desembargadores e o advogado Roberto Zampieri, assassinado aos 59 anos, em dezembro do ano passado, em frente ao seu escritório em Cuiabá. A investigação do homicídio está a cargo da 12.ª vara Criminal de Cuiabá e, conforme o MP/MT, pode estar relacionada a decisões judiciais proferidas no estado.

Há indícios de que os magistrados mantinham uma amizade íntima com Zampieri, o que os tornaria suspeitos para julgar processos patrocinados por ele. Além disso, há suspeitas de que teriam recebido vantagens financeiras e presentes de alto valor para proferir decisões favoráveis aos interesses do advogado.

 (Imagem: Reprodução/TJ/MT/ Reprodução Youtube)

CNJ confirma afastamento de desembargadores do Mato Grosso e Paraná.(Imagem: Reprodução/TJ/MT/ Reprodução Youtube)

O afastamento do desembargador Luis Cesar de Paula Espíndola deve-se a declarações consideradas preconceituosas e misóginas durante o julgamento de um caso de suposto assédio. O magistrado votou contra a concessão de medida protetiva para uma menor de idade, afirmando que, atualmente, “são as mulheres que assediam homens”. Outras declarações suas foram consideradas violações funcionais.

O caso em questão envolvia um professor que havia solicitado o telefone de uma aluna de 12 anos e enviado mensagens durante as aulas, elogiando-a e pedindo segredo. A menina, sem contar à mãe o ocorrido, manifestou desejo de não frequentar mais as aulas, chegando a se refugiar no banheiro da escola para evitar o contato.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...