MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/CE desobriga uso de trajes formais para atendimento público no fórum
Vestimenta

TJ/CE desobriga uso de trajes formais para atendimento público no fórum

Com a mudança, pessoas em situação de rua terão assegurado o acesso aos seus direitos, independentemente de suas vestimentas ou condições de higiene pessoal.

Da Redação

domingo, 4 de agosto de 2024

Atualizado em 5 de agosto de 2024 10:17

Pleno do TJ/CE, visando aproximar o Judiciário da população, aprovou a resolução 11/24, que dispensa o uso de trajes formais específicos para o atendimento ao público nos fóruns e demais unidades judiciais, tanto na capital quanto no interior.

A nova medida altera o art. 4º da resolução 01/16, que estipulava a necessidade de vestimenta condizente com o decoro do Poder Judiciário. O objetivo é combater situações de intolerância religiosa e racismo estrutural e institucional, promovendo a inclusão.

Com essa mudança, pessoas em situação de rua terão assegurado o acesso aos seus direitos, independentemente de suas vestimentas, condições de higiene pessoal ou ausência de documentos de identificação, comprovantes de residência, ou outros.

 (Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

TJ/CE desobriga uso de trajes formais para atendimento púbico no fórum.(Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)

"Manter uma limitação relacionada a vestimentas e documentações específicas exclui parte da população. Queremos garantir que as pessoas sejam acolhidas mesmo se chegarem com roupas mais simples ou até descalças. Trata-se de humanismo, uma obrigação nossa. Além disso, estamos atendendo a uma recomendação do CNJ e alinhados à agenda 2030 da ONU", afirmou o presidente do tribunal. 

A iniciativa também beneficia pessoas indígenas ou religiosas, que poderão continuar utilizando roupas tradicionais durante o atendimento nas dependências do TJ/CE. A resolução determina ainda que crianças e adolescentes poderão acessar as unidades da Justiça sem a necessidade de estarem acompanhados por um responsável.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...