MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandre de Moraes derruba vínculo entre seguradora e franqueado
Trabalhista

Alexandre de Moraes derruba vínculo entre seguradora e franqueado

Ministro enfatizou importância de respeito aos contratos de franquia e terceirização.

Da Redação

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atualizado às 17:40

Ministro Alexandre de Moraes cassou acórdão do TRT da 1ª região e derrubou vínculo de emprego entre seguradora e ex-franqueado.

O tribunal trabalhista havia considerado que a relação entre a seguradora e o então franqueado configurava vínculo de emprego, baseando-se em elementos como subordinação, habitualidade e pagamento de comissões.

Irresignada, a seguradora ajuizou reclamação no STF alegando que a decisão do TRT da 1ª região desrespeitava precedentes do Supremo acerca da licitude de contratos de franquia e terceirização.

Argumentou que a relação era regida por contratos de franquia e corretagem de seguros, sem vínculo de emprego. Destacou que o acórdão ignorou a existência de legislação específica acerca do tema e precedentes do STF como os estabelecidos na ADPF 324, ADCs 48 e 66, ADIns 3.961 e 5.625 e no tema 725 de repercussão geral.

 (Imagem: Antonio Augusto/MPF)

Ministro Alexandre de Moraes cassou decisão do TRT da 1ª região que reconhecia vínculo de emprego entre seguradora e franqueado.(Imagem: Antonio Augusto/MPF)

Ao analisar o pedido, ministro Alexandre de Moraes, acolheu o argumento da seguradora. S. Exa. afirmou que a decisão do TRT da 1ª região contrariava os precedentes da Corte ao desconsiderar a licitude do contrato de franquia e reconhecer o vínculo apenas com base de elementos típicos da relação de emprego.

O ministro fundamentou sua decisão nos precedentes do STF que admitem organização do trabalho via contratos civis, como franquias e terceirizações.

Além disso, citou o tema 725 de repercussão geral (RE 958.252) que reconheceu a licitude da terceirização e de outras formas de divisão do trabalho e a ADPF 324, que afirmou a constitucionalidade da terceirização de atividades-fim e meio. 

A seguradora é representada pelo escritório de advocacia Eduardo Ferrão - Advogados Associados.

Veja a decisão.

Eduardo Ferrão - Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA